×

Alagoas

Hemoar estimula doação de sangue com campanha

Doadores voluntários atenderam ao chamado do Hemoar nesta quarta-feira

Música, distribuição de rosas e camisetas e muita solidariedade marcaram a abertura da campanha “Dê de presente a vida: doe sangue”, nesta quarta-feira, no Hemocentro de Arapiraca (Hemoar). Com a chegada das festas de final do ano e ampliação do número de hospitais conveniados, o órgão estadual precisa ampliar a quantidade de doações mensais. O movimento também comemorou o Dia Nacional do Doador de Sangue Voluntário.

A campanha prossegue até a próxima sexta-feira, mas o Hemoar permanece aberto para receber doadores durante todo o ano, de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h. O Hemocentro de Arapiraca é responsável pelo abastecimento de oito hospitais de Arapiraca e passou a atender, recentemente, outros dez municípios da região. De acordo com a gerente da hemorrede, Márcia Maria Rocha, a coleta mensal deve ser de no mínimo 600 bolsas de sangue com 450 ml cada. “Ainda estamos um pouco abaixo desta meta”, informou a gerente.

O Hemoar também mantém serviço para coleta nos hospitais e sensibilização de doadores em empresas de Arapiraca, comn o intuito de manter a coleta assegurada. “Pedimos às pessoas que estão em boas condições de saúde que procurem o hemocentro para doação. O sangue não se compra e uma doação pode salvar até quatro vidas”, reforçou Márcia Rocha.

Antes de realizar a doação, a pessoa passa por triagem efetuada por médico. Na sala de coleta, todo o material utilizado é descartável. Após o ato, o doador recebe lanche reforçado.

Entre as dezenas de pessoas que compareceram nesta quarta-feira ao Hemoar, estava o universitário Felipe França. Ele disse saber da importância do ato e estimulou outras pessoas a fazerem o mesmo. “Doar é antes de tudo um gesto de amor e solidariedade”, declarou.

Enquanto voluntários esperavam o momento da doação, a banda da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Arapiraca animava as pessoas que chegavam ao Hemoar. Lá dentro, cada doador recebia a camiseta da campanha mais preservativo. As mulheres também ganharam rosas. “Um ato deste alivia a alma, pela sensação de dever cumprido”, acrescentou Márcia Rocha.

Além do Hemocentro de Arapiraca, o governo do Estado mantém o Hemocentro de Maceió e mais uma unidade de coleta em Coruripe. Todos os locais estão inseridos na campanha “Dê de presente a vida: doe sangue”.