A pedido do banco de sangue da Santa Casa de Misericórdia de Penedo e da secretaria municipal de saúde, o serviço social de captação de sangue e medula do Hemocentro de Alagoas (HEMOAL), esteve na cidade ribeirinha com seu ônibus coletor para receber vários doadores de sangue que há meses esperava pela realização da coleta em Penedo.
Durante o período da manhã uma grande quantidade de pessoas se dirigiu até o banco de sangue, onde o ônibus foi parado e se cadastraram para realizar a doação. De acordo com os técnicos do HEMOAL foram feitos cem cadastros para atingir a meta proposta quando da vinda a Penedo.
Algumas pessoas que chegaram nas primeiras horas da manhã e encontraram o ônibus ainda a espera dos técnicos da Eletrobrás Distribuição Alagoas para fazer a ligação elétrica do veículo terminaram por desistir da doação e aguardar outra oportunidade.
Banco de Sangue
O banco de sangue da Santa Casa de Misericórdia de Penedo foi fechado há dez anos quando o prefeito era o engenheiro Alexandre Toledo, atual Secretário de Estado da Saúde. Mesmo tendo forte ligação com a cidade não há atualmente nenhuma perspectivamente para que o serviço volte a ser prestado em Penedo.
Para um dos doares vindo do estado de Sergipe na manhã desta quarta, a reabertura do banco de sangue seria de grande importância para toda a região. “Conheço muita gente que reside em Neópolis, e gostaria de vir doar sangue aqui, pois se formos doar em Aracaju é bem mais caro para nós, mas infelizmente só temos essa oportunidade quando o ônibus do HEMOAL vem a Penedo”, declarou o doador.