Skip to content

Hemoal vai a Arapiraca e Porto Calvo para realizar coletas externas de sangue

  • Home
  • Alagoas
  • Hemoal vai a Arapiraca e Porto Calvo para realizar coletas externas de sangue

Blog

Hemoal vai a Arapiraca e Porto Calvo para realizar coletas externas de sangue

Iniciativas itinerantes irão ocorrer a partir das 8h e se estende até às 16h30 (Foto: Sesau Alagoas)

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) vai estar, nesta terça-feira (23), realizando coletas externas de sangue no interior do Estado. Em Arapiraca, a ação vai ocorrer das 8h às 12h e das 13h às 16h30, na Praça Marques da Silva, no Centro. Paralelamente, outra equipe volante estará em Porto Calvo, no Hospital Regional do Norte (HRN), das 8h às 16h.

As coletas externas têm dois objetivos, que são facilitar o acesso dos alagoanos à prática da doação voluntária de sangue e, simultaneamente, manter estabilizado o estoque de hemocomponentes do Hemoal. Isso porque, diariamente, o hemocentro fornece sangue para maternidades e hospitais públicos de todo o Estado.

“Além dos nossos postos fixos na capital e no interior, promovemos coletas de sangue itinerantes em logradouros públicos, escolas, universidades, empresas, igrejas, associações, órgãos públicos e ONGs [Organizações Não Governamentais, com o objetivo de facilitar o acesso para as pessoas que desejam doar, mas não dispõe de tempo porque trabalham. É desse modo que garantimos a estabilização do nosso estoque para atender a todas as solicitações de transfusões sanguíneas que nos chegam diariamente”, salientou Verônica Guedes, diretora do Hemoal.

Quem pode doar?

Segundo critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), podem doar sangue os voluntários que tenham entre 16 e 69 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos. Também é necessário apresentar um documento de identificação com foto ao se candidatar à doação de sangue e devem estar usando máscara.

As pessoas que contraíram Aids, sífilis, hepatite após os 11 anos de idade e doença de Chagas, não podem se candidatar à doação de sangue. No caso do voluntário que fez tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, bem como, tenha colocado piercing, a ação voluntária fica proibida por um ano. Se ele estiver gripado, com Influenza ou Covid-19, deve aguardar 10 dias para acabarem os sintomas.

 

Fonte: Hemoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também