Prestar atendimento de emergência aos voluntários durante a doação de sangue. Com este objetivo, a direção do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irá capacitar médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares nesta terça-feira (09), das 7h30 às 12h, no Núcleo de Educação Permanente (NEP).
A capacitação, que representa mais uma ação preventiva e visa qualificar os profissionais que coletam sangue no Hemoal, é requisito da portaria 1.353, lançada pelo Ministério da Saúde (MS) no dia 13 de junho deste ano. De acordo com a nova portaria, podem doar sangue pessoas que estejam na faixa etária dos 16 aos 67 anos de idade, no mínimo 50 kg e bom estado de saúde.
Segundo a gerente de Hemoterapia do Hemoal, Edilene Sampaio, a capacitação será ministrada por médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Além de informações teóricas, os médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem passarão por uma aula prática.
“Eles irão conhecer as técnicas que devem ser adotadas quando uma pessoa vir a passar mal durante uma doação. Intercorrências desta natureza podem acontecer, caso o voluntário não tenha uma queda de pressão, por não ter se alimentado corretamente antes de se dirigir Hemoal”, explicou Edilene Sampaio.
Ela lembrou que o Hemocentro possui uma sala de emergência utilizada exclusivamente para prestar atendimento emergencial aos pacientes hematológicos e doadores voluntários. “Também contamos com equipamentos para fazermos este atendimento durante as coletas externas, caso se faça necessário”, informou.