Após realizar 100 atendimentos durante o feriadão do Réveillon, o estoque de sangue do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) na manhã desta segunda-feira contava com apenas com 146 bolsas de sangue, quando deveria ter, no mínimo, 300 bolsas.
Para aumentar o estoque e atender a demanda dos hospitais públicos de Alagoas, principalmente do Hospital Geral do Estado (HGE), o Hemoal realiza nesta terça-feira (5) a primeira coleta externa de 2010. A ação irá acontecer na Igreja Assembléia de Deus da Avenida Moreira e Silva, situada no bairro Farol.
De acordo com Hemoal, o HGE consumiu, durante este feriado de Réveillon, quase 90% do sangue liberado pelo órgão. Já que 85 bolsas liberadas durante os quatro dias, 77 foram destinadas ao maior hospital público de Alagoas. “Fazemos um apelo para que os doadores voluntários compareçam ao Hemoal, principalmente àqueles cujo sangue tem fator RH negativo, a exemplo do O que é doador universal”, apela a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.
Além de salvar até quatro vidas, cada doador tem acesso ao resultado de exames sorológicos, a exemplo do HIV, sífilis, hepatite e anemia. Também é ofertado um lanche especial aos doares e distribuído material informativo para minimizar as dúvidas, reforçando a conscientização quanto ao processo da doação.
“Doar sangue é seguro, não vicia, não engorda nem emagrece e quem doa uma vez não é obrigada a doar sempre. Por isso, é muito importante que as pessoas se conscientizem sobre o benefício da doação de sangue”, acrescenta a diretora.
Doação – Qualquer pessoa pode doar sangue desde que siga alguns critérios como: ter idade entre 18 e 65 anos, peso mínimo de 50 quilos e que esteja bem descansada e alimentada. O doador não pode ter consumido bebida alcoólica por pelo menos 12 horas antes do ato ou comidas gordurosas, por pelo menos quatro horas e não pode apresentar quadro infeccioso para qualquer doença.
Essas e outras condições são avaliadas em entrevista clínica antes da doação e checadas em laboratório, com exames feitos no sangue, após a doação. Quando for doar e ajudar a salvar vida, é importante levar um documento de identificação.
