Hemoal realiza coleta externa para doação de sangue para abastecer o estoque.
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza até às 17h desta sexta-feira (9), coleta de sangue na Associação Comunitária do Conjunto Graciliano Ramos, no bairro Cidade Universitária.
A ação acontece com o intuito de estabilizar o estoque de sangue do órgão, que não dispõe de nenhuma bolsa de sangue A negativo para atender às unidades de saúde pública do Estado.
A medida acontece para facilitar o acesso dos moradores da parte alta da cidade à prática da doação de sangue, cujo gesto pode salvar até quatro vidas. Durante a coleta itinerante, os voluntários poderão tirar dúvidas com a equipe de assistência social e, antes de terem o sangue coletado pelos técnicos de enfermagem, passarão por uma triagem médica.
“Nosso objetivo é facilitar a doação para os voluntários, já que muitas pessoas não dispõem de tempo para se deslocar até o Hemoal, que está situado no bairro Trapiche, próximo ao Estádio Rei Pelé. Para os voluntários que não possam comparecer ao Conjunto Graciliano Ramos, as doações podem ser realizadas na sede do órgão, localizada em Maceió, até às 18h”, informou a diretora do órgão, Verônica Guedes, ao relembrar que neste sábado as doações podem ser realizadas das 8h às 12h.
Para se candidatar à doação, o voluntário deve ter idade superior a 18 anos, 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo especificação do Ministério da Saúde (MS). Além destes pré-requisitos, ele não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 10 anos, hepatite.
Já as gestantes e lactantes não podem doar sangue e deve ser respeitado um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres, caso desejem se candidatar à doação novamente.
