Ação acontece das 8h às 16h, no Calçadão do Comércio
Para facilitar a doação voluntária de sangue aos maceioenses, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará, nesta terça-feira (4), com sua unidade móvel no Calçadão do Comércio, próximo ao Já do Centro. A coleta externa, que acontece das 8h às 16h, tem o objetivo de assegurar que não falte sangue durante o Natal e Réveillon, quando o consumo duplica, principalmente no Hospital Geral do Estado (HGE).
Os voluntários que desejarem se candidatar à doação de sangue devem estar em perfeito estado de saúde e portando um documento de identificação com foto. Eles devem comprovar que possuem no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 kg. Não poderão doar sangue àqueles que, além de não preencherem estes pré-requisitos, sejam portadores do vírus HIV ou já foram acometidos por sífilis, Chagas e, após os dez anos de idade, tenham contraído hepatite.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação de sangue deve estar bem alimentado e, no caso dos menores de 18 anos, é necessário ter a companhia dos pais ou devem portar um documento de identificação oficial e original dos responsáveis. Eles também necessitam de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal. As mulheres são impedidas de fazer a doação de sangue apenas se estiverem grávidas ou amamentando.
No caso dos voluntários que não possam comparecer ao Centro de Maceió, nesta terça-feira (4), é possível realizar a doação de sangue no Hemoal Trapiche, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e está situado na Rua Dr. Jorge de Lima, próximo ao Estádio Rei Pelé. Também é possível realizar a doação no Hemoal Farol, que está localizado no Hospital do Açúcar e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h.
Já no interior do Estado, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar). O órgão, que atende a todas as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), funciona na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, no período de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 12h e das 14h às 18h. “Não é necessário ter medo, pois todos os profissionais são treinados e o material utilizado é descartável, não representando riscos à saúde do doador”, destaca a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.
