De olho no estoque de sangue para o Carnaval, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), inicia, a partir desta segunda-feira (21), as atividades visando ampliar a quantidade de bolsas de sangue. A ação acontece na sede do órgão e se estende até a próxima sexta-feira (25), quando o Bloco Carnaval Hemovida vai às ruas de Maceió.
No ato da doação, cada voluntário irá receber uma camisa confeccionada para a campanha, que será o passaporte para participar do bloco, criado com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue voluntária.
O Hemoal está localizado na Rua Jorge de Lima, no bairro Trapiche, e funciona das 7h às 18h, contando com uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e pessoal de apoio para atender aos voluntários.
Somente as pessoas com idade superior a 18 anos, 50 kg e portando um documento de identificação com foto poderão se candidatar à doação de sangue. Além destes pré-requisitos, estão impedidos de doar àqueles que contraíram doença de chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos, além das gestantes e lactantes. É indispensável, ainda, que o voluntário compareça ao Hemoal bem alimentado e, no caso dos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.
“Trabalhamos com a prevenção e, com base nas estatísticas que evidenciam o aumento de transfusões durante os quatro dias do Carnaval, temos que formar um estoque estratégico. Sem sangue, muitas vidas podem deixar de ser salvas, por isso, fazemos mais uma vez um apelo aos alagoanos, para que antes de cair na folia possam se candidatar à doação”, alerta a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.