
Doadores atenderam chamado do Hemoal
Doadores de sangue da região do Baixo São Francisco se engajaram nesta quarta-feira (10), em mais uma campanha de doação do Hemocentro de Alagoas na região de Penedo, que recebe em média duas vezes por ano uma equipe de técnicos, aptos a procederem a coleta e conduzirem até a sede do Hemoal, em Maceió, onde o sangue passa por rigorosos testes.
Os doadores que quiserem participar da campanha de coleta que continua a acontecer em Penedo até a manhã desta quinta-feira (11) devem obedecer alguns critérios do Ministério da Saúde que permitem ou que impedem uma doação de sangue.
De acordo com as normas do Ministério da Saúde, todos os doadores devem levar consigo um documento oficial de identidade com foto, ter entre 18 e 65 anos, além de ter peso superior a 50kg. Os profissionais que estão fazendo a coleta de sangue em Penedo lembram ainda que os doadores têm que estar bem de saúde e antes de irem doar sangue não devem estar em jejum, evitando apenas alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.
De acordo com a responsável pelo atendimento em Penedo, senhora Marlene Fonseca, além de ter permanecido durante todo o dia 10, na Secretaria de Saúde, o ponto móvel de coleta estará a noite desta quarta-feira na Faculdade Raimundo Marinho, voltando a coletar na manhã desta quinta na sede da Secretaria Municipal de Saúde.
“Cabe lembrar que o intervalo para nova doação de sangue é de 60 dias para os homens e de 90 dias para as mulheres, sendo aconselhável para os do sexo masculino doar sangue no máximo quatro vez por ano e as mulheres apenas três vezes”, afirmou Marlene Fonseca.
Após a doação, todos devem evitar o consumo de bebidas alcoólicas por 12 horas. Também é aconselhável não fumar por pelo menos duas horas. Os técnicos do Hemoal recomendam que o curativo colocado no local da introdução da agulha permaneça em média quatro horas e pedem para que todos possam aumentar o consumo de líquidos (água e sucos) após a doação.