Skip to content

Hemoal leva equipe itinerante para coletar sangue no centro de Arapiraca nesta terça-feira

  • Home
  • Alagoas
  • Hemoal leva equipe itinerante para coletar sangue no centro de Arapiraca nesta terça-feira

Blog

Hemoal leva equipe itinerante para coletar sangue no centro de Arapiraca nesta terça-feira

Com o objetivo de assegurar bolsas de sangue em quantidade suficiente para atender a demanda, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza mais uma coleta externa. A ação vai ocorrer nesta terça-feira (19), na Praça Marques da Silva, no bairro Centro de Arapiraca, durante o horário das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Além de ter boa saúde e idade entre 16 a 69 anos de idade, para doar sangue é necessário pesar 50 quilos ou mais, segundo portaria do Ministério da Saúde (MS). Com relação aos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais, portando os respectivos documentos de identificação com foto.

De acordo com a supervisora do Hemoal Arapiraca, a assistente social Aurélia Fernandes, para os voluntários que colocaram piercing ou fizeram maquiagem definitiva, micropigmentação ou tatuagem, há um impedimento momentâneo, pelo período de 12 meses. “Mas se os candidatos à doação de sangue ingeriram bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o ato voluntário, ficam impedidos momentaneamente de doar sangue”, explica.

As doações de sangue ficam proibidas permanentemente, no caso das pessoas que tenham contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. No caso dos doadores de sangue habituais, o procedimento pode ser repetido pelos homens após dois meses e, no caso das mulheres, o intervalo é de três meses, conforme portaria do MS.

Dengue

Quanto aos acometidos por dengue grave, é necessário esperar 180 dias após a recuperação completa. E se os voluntários tiveram contato sexual com pessoas que tiveram dengue nos últimos 30 dias, é exigido que se respeite um prazo de um mês após o último contato sexual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também