×

Maceió

Hemoal faz coleta externa para estabilizar estoque de sangue

Com um estoque de sangue inferior a 50% do limite mínimo permitido, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza coleta externa nesta terça-feira (12), das 8 às 16h, em frente à Drogaria Clima Bom, situada na Rua Jerusalém, no bairro Clima Bom I.

A ação tem como objetivo formar um estoque estratégico para atender aos hospitais e maternidades do Estado, já que o órgão necessita trabalhar com no mínimo 300 bolsas de sangue, mas, possuía apenas 88, até as 12 horas desta segunda-feira (11).

Desse total, não havia nenhuma bolsa AB positiva e B negativa, além de dispor apenas de duas A e B negativas. Situação que preocupa a direção do Hemoal, pois o órgão fornece sangue para os hospitais realizarem as cirurgias eletivas, atende aos pacientes vítimas de doenças hematológicas, como a Leucemia e envia hemocomponentes para o Hospital Geral do Estado (HGE) e para o Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA), a fim de salvar as vítimas de tiros, acidentes de trânsito, queimados, Dengue Hemorrágica e HIV.

Além de se candidatar à doação de sangue durante a coleta externa desta terça-feira (12), os alagoanos podem comparecer à sede do Hemoal, localizada na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h e, aos sábados, das 8 às 12h. No interior do Estado, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), que funciona na Rua Geraldo Barbosa, no Centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h.

“Apelamos à solidariedade, principalmente no que diz respeito às doações de sangue tipo O Negativo, que é doador universal e pode ser utilizado em momentos de emergência. Sem falar no agravante de que pacientes cujo sangue seja O Negativo só podem receber transfusões da mesma tipagem”, alerta Verônica Guedes, diretora do Hemoal.

Critérios para doação – Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 65 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo especificação do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário se dirigir ao Hemoal ou Hemoar acompanhado dos pais ou portando uma autorização para realizar a doação de sangue, cujo formulário pode ser baixado o site www.saude.al.gov.br/hemoal.

Além destes pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. É indispensável, que o candidato à doação compareça ao Hemoal ou ao Hemoar bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses de intervalo para os homens e três para as mulheres.