De olho no estoque de sangue para o Carnaval, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), iniciou atividades, visando ampliar a quantidade de bolsas de sangue para abastecimento da rede no feriadão. Além das atividades na sede do órgão, as ações itinerantes nas unidades de Maceió e Arapiraca ajudam a reforçar o estoque.
Somente pessoas com idade superior a 18 anos, 50 kg e portando um documento de identificação com foto, poderão se candidatar à doação de sangue. Além destes pré-requisitos, estão impedidos de doar àqueles que contraíram doença de chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos, além das gestantes e lactantes.
É indispensável, ainda, que o voluntário compareça ao Hemoal bem alimentado e, no caso dos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.
“Trabalhamos com a prevenção e, com base nas estatísticas que evidenciam o aumento de transfusões durante os quatro dias do Carnaval, temos que formar um estoque estratégico. Sem sangue, muitas vidas podem deixar de serem salvas, por isso, fazemos mais uma vez um apelo aos alagoanos, para que antes de cair na folia possam se candidatar à doação”, alerta a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.