×

Alagoas

Hemoal capacita técnicos do Hospital do Açúcar sobre segurança transfusional


Assegurar ao paciente que necessita de transfusão sanguínea acesso um procedimento qualificado, que garanta a sua plena recuperação. Com este propósito, de terça (4) até esta quinta-feira (6), técnicos do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) capacitaram a equipe de enfermagem do Hospital do Açúcar, que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o curso, foi apresentado o ciclo do sangue, explicando como deve ocorrer o armazenamento e transporte dos hemocomponentes de forma correta e ensinado como devem ser realizados os testes pré-transfusionais e o ato transfusional.

Isso porque, segundo a hematologista do Hemoal, Verônica Guedes, não basta apenas coletar e liberar um sangue com qualidade para o hospital. É necessário, também, que a unidade responsável pela transfusão sanguínea adote medidas de segurança para o ato transfusional.

“O papel do Hemoal não é apenas captar doadores de sangue e examiná-lo para que seja distribuído com qualidade e em quantidade suficiente. Também é nossa missão monitorar e capacitar os profissionais dos hospitais que recebem os hemocomponentes para transfusão”, explicou Verônica Guedes.

Ela informou que o curso foi ministrado pela equipe de médicos e enfermeiros do Hemoal, além de contar com técnicos da Vigilância Sanitária Estadual.

Por meio do curso, ainda de acordo com Verônica Guedes, o Hospital do Açúcar está apto a implantar o Comitê Transfusional, que é uma das exigências do Ministério Saúde para credenciá-lo a novos serviços.

“A direção do Hospital do Açúcar também se comprometeu a destinar um profissional de enfermagem para monitorar e atuar como agente multiplicador para os demais funcionários da unidade”, evidenciou.

Constatação – A preocupação do Hemoal com a necessidade de adotar medidas que assegurem a qualidade do ato transfusional pode ser verificada no Ambulatório de Hematologia da Hemorrede Pública de Alagoas.

Na unidade, onde são tratados pacientes com doenças como leucemia, anemia falciforme e hemofilia, diariamente são realizadas dezenas de transfusões, exigindo medidas que assegurem a qualidade do ato transfusional, como recomenda a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Medidas que são atestadas pela paciente Tamires Barbosa, 12 anos, que é portadora da Anemia Falciforme e, periodicamente, recebe transfusões de sangue no Ambulatório de Hematologia da Hemorrede Pública de Alagoas.

“Desde criança venho ao Ambulatório de Hematologia para receber transfusões e fico tranquila, porque sei da qualidade do sangue recebido, que é seguro e garante o êxito do meu tratamento”, afirmou a paciente.

Cronograma – E de acordo com a coordenadora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas do Hemoal, Eliane Vieira, além da equipe de enfermagem do Hospital do Açúcar, outras unidades hospitalares também terão seus técnicos capacitados sobre o ato transfusional.

A próxima será a Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, cuja capacitação está prevista para ocorrer nos dias 18 e 19 deste mês.