×

Alagoas

Hemoal Arapiraca promove coleta sangue na Apae de Palmeira dos Índios nesta quarta (29)

Mulheres podem doar sangue, caso não estejam grávidas ou amamentando

Além de receber doações de sangue em sua sede, a Unidade Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) faz a captação de voluntários nos 46 municípios que integram a II Macrorregião de Saúde. E nesta quarta-feira (29), a Unidade Móvel do órgão estará das 8h às 16h, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Palmeira dos Índios, situada na Avenida Muniz Falcão.

Por meio desta ação, o Hemoal Arapiraca facilita o acesso à doação de sangue para os palmeirenses e os moradores dos municípios vizinhos, como Igaci, Estrela de Alagoas, Quebrangulo e Belém. Com isso, o hemocentro mantém estabilizado o estoque de hemocomponentes para suprir a demanda do Hospital Regional Santa Rita e da Maternidade Santa Olímpia, que atendem os moradores da VIII Região de Saúde, que contempla oito municípios.

“A missão do Hemoal Arapiraca é assegurar sangue em quantidade e com qualidade para atender a demanda de transfusões dos hospitais e maternidades do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. Para isso, além de atendermos em nossa sede, temos percorrido os municípios, possibilitando que as pessoas possam doar sangue, além de garantir que tenhamos hemocomponentes para atender a quem precisar”, salientou a supervisora do órgão, Aurélia Fernandes.

Critérios para Doação – E para se candidatar à doação de sangue é imprescindível que o voluntário possa seguir as especificações exigidas pelo Ministério da Saúde (MS). Para isso, além de estar usando máscara, é necessário ter boa saúde, no mínimo 16 anos de idade, pesar, 50 quilos ou mais e estar portando um documento de identificação com foto.

O voluntário também não deve ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 11 anos, hepatite. Recomenda-se comparecer alimentado ao Hemoal ou ao posto de coleta externa e, no caso de novas doações, os homens devem respeitar um intervalo de dois meses e as mulheres de três. Já quanto à doação de sangue feminina, apenas não é recomendada para àquelas que estão em período gestacional ou para as mães que estejam amamentando.

Covid-19 – Se o candidato à doação foi infectado pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 30 dias, que devem ser contados após a recuperação. Contudo, se o voluntário teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos 14 dias subsequentes, não apresentar sintomas da Covid-19, poderá se candidatar à doação de sangue.

No caso dos voluntários que tenham sido vacinados contra a Covid-19, é necessário aguardar um intervalo para doar sangue. No caso da vacina CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas e, no caso dos imunizantes AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo é de 7 dias.