Unidades de Arapiraca e Maceió funcionam em escala de plantão entre o sábado (14) e a quarta-feira (18)
Assim como ocorre em todos os feriadões, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funcionará em horário especial durante o período carnavalesco. Com esta medida, o órgão vai assegurar que os doares de sangue possam praticar o gesto solidário durante as festas de momo, além de estar de prontidão para abastecer as maternidades e hospitais com hemocomponentes.
Em Arapiraca, a Unidade Eldorado vai funcionar no sábado (14), na segunda-feira (16) e na quarta-feira (18), das 7h às 17h, fechando para doação de sangue apenas na terça-feira (17). Em todos os dias haverá técnicos de plantão para liberar hemocomponentes às unidades de saúde da II Macrorregião, formada por 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.
Em Maceió, a Unidade Trapiche estará fechada no sábado (14) e na terça-feira (17), mas abrirá para doação de sangue na segunda-feira (16) e na quarta-feira (18), das 7h às 17h. Já na Unidade Via Expressa, o funcionamento para doação sanguínea ocorrerá no sábado (14), na segunda-feira (16) e na quarta-feira (18), também das 7h às 17h, ficando suspenso na terça-feira (17). Em todo o período, o fornecimento de hemocomponentes ocorrerá de maneira normal para a população da I Macrorregião.
A diretora do Hemoal, Verônica Guedes, salienta que, para o período carnavalesco, o hemocentro alagoano está com o estoque de sangue estabilizado. De acordo com a gestora, as doações que serão recebidas nos cinco dias de folia, servirão para atender a demanda transfusional do pós-Carnaval, quando, historicamente, há uma redução no fluxo de comparecimento de voluntários aos postos de coleta.
“Felizmente, nosso estoque de sangue está adequado para este momento, mas, iremos abrir com escala especial durante as festas de momo. Como sabemos, muitas pessoas desejam doar sangue neste período, seja porque não irão brincar o Carnaval ou porque não dispõem de tempo para comparecer aos nossos postos de coleta nos dias úteis”, explicou Verônica Guedes.
Quem pode doar
Para doar, devem ser seguidos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), visando assegurar o bem-estar do voluntário, bem como dos pacientes que irão receber o sangue. Entre os principais critérios, estão a idade, que deve variar de 16 a 69 anos, e o peso, que deve ser de no mínimo 50 quilos.
É exigido também comparecer ao posto de coleta portando um documento de identificação original e oficial com foto, assim como o acompanhante, no caso de o candidato à doação de sangue ser menor de idade. Isso porque, conforme o Ministério da Saúde, voluntários menores de 18 anos só podem doar sangue acompanhados de um responsável legal, devidamente identificados.
O voluntário que tenha contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e, hepatite, após os 11 anos de idade, fica proibido de doar sangue. No caso daquele que colocou piercing ou fez maquiagem definitiva, micropigmentação e tatuagem, o impedimento vale pelo período de 12 meses. É recomendado, ainda, não consumir alimentos gordurosos antes da doação sanguínea e dormir pelo menos 6 horas na noite anterior.
O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento e, se for mulher, fica proibida a doação sangue apenas se estiver grávida ou amamentando.
Em caso de doador fidelizado, o homem deve aguardar um intervalo mínimo dois meses para repetir a doação e, no caso da mulher, o período aumenta para três meses.
Agência Alagoas
