O presidente do diretório municipal do PSOL em Maceió, Ricardo Barbosa, disse nesta terça-feira (17) que a ex-senadora Heloísa Helena ainda não se decidiu se disputa a prefeitura ou uma vaga na Câmara Municipal da capital alagoana.
“Uma coisa é certa, o partido vai lançar uma chapa completa, com candidatos a vereador e a prefeitura de Maceió, e a ex-senadora deve participar da disputa”, afirmou Barbosa. Segundo ele, a candidatura de Heloísa Helena será decidida até a convenção do PSOL de Maceió, marcada para 26 de junho.
O local do encontro ainda será definido. “O domicílio eleitoral da companheira Heloísa Helena continua sendo Maceió, portanto ela deve se candidatar por aqui, resta decidir se a vereadora ou a prefeita”, enfatizou Barbosa. Para ele, se a ex-senadora se candidatar a vereadora poderá levar o partido a ter sua primeira bancada no legislativo municipal da capital.
Adversários
A disputa pela prefeitura esbarra na força da popularidade do prefeito Cícero Almeida (PP), que é candidato à reeleição, com o apoio de doze partidos, entre eles o PCdoB – do vereador Marcelo Malta – e o PTB do ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Mello.
A terceira chapa praticamente definida é a do PT, que deverá lançar o deputado estadual Judson Cabral candidato à prefeitura de Maceió. Ele ainda tenta uma aliança política com setores da esquerda, como o PSB da ex-prefeita Kátia Born, o PDT do ex-governador Ronaldo Lessa e PPS do ex-deputado federal Régis Cavalcante.
PMDB
O presidente estadual do PMDB de Alagoas, senador Renan Calheiros, ainda não anunciou quem será o candidato do partido à prefeitura de Maceió. Por enquanto, o ex-presidente do Senado tem definida a candidatura do filho – Renan Filho – à reeleição em Murici. A prefeitura da cidade vem sendo a administrada pela família Calheiros há anos.
O PSDB do governador Teotônio Vilela Filho deve se unir ao PMDB para lançar um candidato à prefeitura de Maceió, com o apoio do PPS e até do PSB – dois partidos de esquerda que ocupam secretarias no governo do estado. No entanto, o nome do candidato da provável chapa governista estadual ainda não está definido