×

Esporte

Hélio Castroneves vence na F Indy em Kentucky

Brasileiro comemorou muito a sua vitória

Com uma estratégia inteligente, Helio Castroneves venceu na noite deste sábado a etapa de Kentucky da IndyCar. Após um erro da Penske no segundo pit stop, sob bandeira amarela, o piloto caiu para o meio do pelotão e a equipe decidiu fazer outra parada rápida antes da bandeira verde, o que permitiu ao brasileiro ter mais autonomia de combustível e evitar um último reabastecimento nas voltas finais, ao contrário dos seus rivais.

Com isso, Helinho terminou com boa vantagem sobre o pole Ed Carpenter e Dan Wheldon, ambos da Panther, segundo e terceiro colocados. Tony Kanaan (Andretti) fez brilhante corrida de recuperação e terminou em quarto após largar em 26º.

Já o vice-líder do campeonato Dario Franchitti (Ganassi) ficou em quinto e reduziu para apenas 17 pontos sua desvantagem em relação ao líder Will Power (Penske), que chegou a 552 com a oitava colocação. Apenas os dois e o neozelandês Scott Dixon (Ganassi), com 469 pontos, têm chances de título, com 104 pontos em jogo. Helio Castroneves pulou para quarto na tabela, a exatamente 104 pontos de Power, mas não poderá alcançar o número de vitórias do companheiro de equipe e está fora da briga.

Em relação aos demais brasileiros, Raphael Matos (De Ferran Dragon) teve uma corrida complicada e foi apenas o 16º, Mario Moraes (KV), da mesma forma, acabou em 18º, e Vitor Meira (Foyt) abandonou após um acidente – ele não se machucou.

A CORRIDA

O pole Ed Carpenter largou bem, seguido por Dan Wheldon, mas ainda na primeira volta Takuma Sato bateu, causando a primeira bandeira amarela da corrida – Ryan Hunter Reay se assustou com a batida do japonês e rodou, mas sem tocar na parede.

Logo na 11ª volta, Wheldon se livrou de Carpenter e assumiu a liderança. Mas ambos entraram primeiro nos boxes para o primeiro pit stops e Will Power, que retardou sua parada, assumiu a liderança.

A corrida prosseguiu sem grandes alterações nas primeiras posições, quando, pouco antes da metade da prova, a retardatária Simona de Silvestro fechou o brasileiro Vitor Meira, provocando uma colisão. Ryan Briscoe, que vinha atrás, também foi atingido e bateu, o que lhe tirou pontos preciosos na briga pelo título.

A esta altura, Castroneves figurava entre os primeiros, mas a Penske vacilou num pit stop e o brasileiro caiu para o fim do pelotão. Foi quando a Penske alterou a estratégia de Helinho, que entrou de novo nos boxes e colocou combustível para que ele sempre parasse depois dos adversários.

Depois da segunda rodada de pit stops, Power cometeu um erro que o fez perder várias posições. Dali até quase o fim da prova, Wheldon liderou, seguido por Franchitti, Kanaan, Carpenter e Marco Andretti, enquanto Castroneves era apenas o décimo.

Como não houve mais bandeiras amarelas, todos, menos Helinho, tiveram de ir de novo aos boxes nas últimas voltas para um rápido reabastecimento, o que permitiu ao brasileiro vencer sua segunda corrida nesta temporada e a 18ª na categoria.

Faltam apenas duas corridas para o fim da temporada, ambas em circuitos ovais: Japão e Miami.

RESULTADO DA ETAPA DE KENTUCKY
1º – Helio Castroneves (BRA) Penske – 200 voltas
2º – Ed Carpenter (EUA) Panther – a 13s1597
3º – Dan Wheldon (ING) Panther – a 13s9214
4º – Tony Kanaan (BRA) Andretti – a 13s9931
5º – Dario Franchitti (ESC) Ganassi – a 14s1968
6º – Marco Andretti (EUA) Andretti – a 14s5669
7º – Scott Dixon (NZL) Ganassi – a 15s1025
8º – Will Power (AUS) Penske – a 15s6142
9º – Danica Patrick (EUA) Andretti – a 15s8494
10º – Bertrand Baguette (BEL) Conquest – a uma volta
11º – Justin Wilson (ING) Dreyer & Reinbold – a uma volta
12º – Paul Tracy (CAN) Dreyer & Reinbold – a uma volta
13º – Alex Lloyd (EUA) Dale Coyne – a uma volta
14º – Tomas Scheckter (AFS) Dreyer & Reinbold – a uma volta
15º – Alex Tagliani (CAN) Fazzt – a uma volta
16º – Raphael Matos (BRA) De Ferran Dragon – a uma volta
17º – Hideki Mutoh (JAP) Newman Haas – a uma volta
18º – Mario Moraes (BRA) KV – a duas voltas
19º – Milka Duno (VEN) Dale Coyne – a cinco voltas
20º – Graham Rahal (EUA) Sarah Fisher – a cinco voltas