Secretário apresentou a lideranças do comércio os investimentos
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, apresentou, nesta terça-feira (19), os investimentos que o Governo do Estado tem feito para fomentar o setor produtivo da Indústria, Comércio, de Serviços e do Turismo em Alagoas. Como parte do governo de proximidade, ele ouviu dos empresários as principais demandas do segmento. O encontro aconteceu na sede da Federação do Comércio (Fecomércio-AL), em Maceió.
Na ocasião, os representantes municipais dos setores levantaram questões como programas de incentivos, infraestrutura, sinalização e a necessidade de gerenciamento e coordenação dos investimentos.
Helder Lima destacou os avanços das ações voltadas para o desenvolvimento econômico de Alagoas, como os incentivos destinados ao segmento atacadista e a desburocratização do Programa de Desenvolvimento Integrado (Prodesin), realizada em parceria entre a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).
“A reformulação do programa foi uma das comprovações de que pretendemos falar a mesma língua do empresário. O novo Prodesin desburocratiza os processos e garante segurança jurídica para os novos investidores, além de valorizar os empreendimentos que já estão instalados em Alagoas, movimentando a cadeia econômica do estado como um todo. No setor comerciário a visão é a mesma: encarar o atual cenário com trabalho e ações pautadas em resultados céleres de transformação social”, afirmou o secretário.
No segmento do Turismo, o trabalho de regionalização com a promoção do destino Caminhos do São Francisco é um dos principais focos da Sedetur, que está articulando a criação de um novo voo entre Maceió e Paulo Afonso com o intuito de aumentar o fluxo de turistas da região.
Além disso, foi iniciado um trabalho efetivo de sinalização turística em todo o Estado, para garantir infraestrutura melhor para turistas que transitem pelas rodovias de Alagoas.
Ainda com relação à infraestrutura, Helder Lima destacou as obras estruturantes da Bacia da Pajuçara, concluída em maio deste ano, a Linha Expressa – primeira obra de esgotamento sanitário com recursos exclusivos do Governo de Alagoas, com previsão de entrega para este mês, e a duplicação da AL 101 Norte, Alça da Flamenguinha, AL 110 e a duplicação Barra de São de Miguel/ São Miguel dos Campos.
“O propósito é criar uma politica de Estado em Alagoas para o desenvolvimento, que ultrapasse os limites de gestão e atue fora do funcionamento casuísta, otimizando os recursos disponíveis em ações de longo prazo”, ressaltou Helder Lima.
Para o presidente da Fecomércio, Wilton Malta, o encontro funciona como uma oportunidade de aproximar o Executivo do empresariado e, assim, contribuir para o cumprimento de uma agenda realizada em parceria entre o setor público e privado.
