×

Sergipe

HCamp cumpre papel importante dentro da estratégia municipal de enfrentamento à pandemia

Em funcionamento desde maio, o Hospital de Campanha (HCamp) Cleovansóstenes Pereira Aguiar já atendeu a cerca de 300 pacientes. Para isso, a Prefeitura de Aracaju investiu em estrutura, equipamentos e mão de obra especializados: são médicos, nutricionistas, enfermeiros, técnicos de diversas áreas e um atendimento complexo voltado a casos e baixa e média complexidades.

O coordenador da equipe do HCamp, médico Flávio Arcângelis, afirma que a unidade cumpre um papel importante dentro de uma estratégia maior de combate à epidemia de covid-19. “Ele tem o papel de ser uma referência para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), para os contêineres e os dois hospitais municipais (Nestor Piva e Fernando Franco), para os pacientes de média e baixa complexidade”, define.

Porém, segundo ele, parte dos pacientes que chegam à unidade, durante o tratamento, podem evoluir para uma gravidade maior e precisar de outro tipo de dispositivo. Nesse caso, eles devem ficar no hospital transitoriamente. “Porque estamos seguros para lidar com um paciente de estabilização e não de internamento de longo período de paciente grave. A gente cuida dele até que ele possa ser transferido para uma UTI ou o quadro possa ser revertido”, explica o médico.

Para isso, a unidade conta com 26 leitos que podem ser adaptados para a estabilização de pacientes no HCamp, munidos de ventiladores mecânicos e monitores multiparamétricos. Depois de estabilizado, caso o quadro de alta complexidade se mantenha, a equipe solicita a transferência para a UTI, através do Complexo de Regulação do Estado.

Quem faz a solicitação é o Núcleo Interno de Regulação, que aguarda o médico regulador cadastrar o paciente, verificar a documentação e, então, colocar o paciente na fila para aguardar a vaga. Enquanto isso, diariamente, a equipe acompanhamos a situação, elabora um relatório para informar o quadro do paciente, que é como uma renovação de pedido, com o quadro clínico atual dele.