×

Penedo

Há um ano, familiares do penedense Ítalo Fernandes buscam notícias do seu paradeiro

Jovem que sofre de transtornos psiquiátricos, saiu de casa na tarde do dia 28 de agosto de 2012

Esperança. Uma palavra que possui um significado forte. É sempre evocada por nós em situações adversas, no intuído de nos trazer respostas positivas, perseverança, fé. Retratada em poesias e letras musicais. A exemplo: “A esperança é a última que morre, por isso fico a esperar”. Assim vive cada novo dia a família do penedense Ítalo Fernandes dos Santos, 18 anos.

O jovem que sofre de transtornos psiquiátricos, saiu de casa na tarde do dia 28 de agosto de 2012 e, não mais foi encontrado. Essa é a segunda vez que saiu de casa. Desta vez, aqui em Penedo, na Avenida Duque de Caxias, Centro. Seus familiares prestaram queixa na 7ª Delegacia Regional de Penedo e, também em delegacias de Sergipe.

“Ítalo fugiu uma vez e passou dois dias fora de casa, isso em Aracaju, quando morou com uma tia. Uma senhora o encontrou e levou ele de volta. Desta vez, ninguém conseguiu encontrá-lo. Várias informações desencontradas, já ligaram dizendo que ele foi visto em cidades sergipanas, mas nunca uma informação concreta. Também percorremos delegacias de alguns municípios, além de conselhos tutelares do estado”, contou José Carlos, tio do jovem.

Percorrendo cidades sergipanas

Seus familiares percorreram todas as cidades que estão no trajeto entre Neópolis e Aracaju, visitando as órgãos de segurança e colocando cartazes contendo a foto de Ítalo Fernandes e contatos telefônicos, isso porque, quando adolescente, ele morou em Aracaju, com uma tia. Também estiveram na tv pedindo ajuda.

“Percorremos todas as cidades de Neópolis até Aracaju. Quando pequeno, acostumaram ele indo e vindo sozinho da capital. Colocavam-no na van que o trazia até Penedo. Inclusive, algumas vezes ele fez o percurso pegando o transporte sem comunicar a ninguém. Quando ficávamos sabendo, ele já estava em Penedo. Ou, ao contrário, Ítalo saía de Penedo para Aracaju, sem ninguém saber”, recordou o tio do desaparecido. Acrescentado que já participaram de um programa televisivo na capital sergipana, conhecido por Bareta.

Arquivo de famíliaPopulares o reconheceram

Na semana passada, a redação do Aqui Acontece também recebeu um e-mail, onde a pessoa informava que teria visto o jovem na cidade de São Cristóvão, região Metropolitana de Aracaju. O contato afirmava que era Ítalo, porém, ao chamá-lo, ele saiu correndo.
Ítalo foi reconhecido na cidade de Aquidabã. “Uma senhora nos contou que o reconheceu pelo cartaz. Ele estava com fome e pediu comida na casa dela. Logo em seguida, sumiu novamente”, disse José Calos.

Ainda no mês de agosto de 2012, populares ligaram para a 7ª Delegacia Regional de Penedo, avisando que tinham visto o jovem penedense na zona rural de Japoatã. “Sempre alguém passa alguma informação, nas cidades que percorremos e divulgamos cartazes. Mas, quando chegamos ao local, nunca conseguimos encontrá-lo”, lamentou.
José Carlos, tio do jovem penedense encerou dizendo: “A esperança é a última que morre. Com fé em Deus, vamos encontrá-lo com vida”.

Caraterísticas e contatos

Em 2012, Ítalo Fernandes dos Santos, 18 anos, media 1,60m e estava com os cabelos grandes. Sua cor é branca. A família pede a quem tiver qualquer informação que possa contribuir, entrar em contato com a redação do www.aquiaconetece.com.br, pelos números (82) 3551-5091/ 9117-4778, ou ligar para (82) 3551-2930/ 8868-3564.