×

Penedo

Há 139 anos, tradicional romaria de devotos encerra festejos em homenagem ao Bom Jesus dos Navegantes de Penedo

Festa foi encerrada com muita fé e tradição

Na tarde deste domingo, 8, a tradicional romaria de devotos encerrou os festejos em homenagem ao Bom Jesus dos Navegantes de Penedo. A procissão, uma das mais expressivas manifestações de fé, comemorou a 139ª edição do evento.

Assim como todos os anos, várias manifestações religiosas aconteceram em toda cidade ribeirinha. As celebrações eucarísticas tiveram início às 7 horas da manhã no palco da Praça da Fé com a celebração de Frei Edilson Maurício.

Logo após, padre Samuel Ventura levou palavras de fé para os fiéis que esperavam pelo ponto alto do evento, a procissão.

Por volta das 16 horas, a procissão triunfal saiu da Capela de Santa Cruz com o Andor do Glorioso Bom Jesus dos Navegantes e percorreu as principais ruas da comunidade ao som de uma banda musical em direção ao cais do Rio São Francisco para realização do cortejo fluvial.

Depois de levar a imagem do santo pelas águas do Velho Chico, a romaria retornou para a Capela de Santa Cruz para a celebração da Santa Missa Campal com Dom Valdemir Ferreira dos Santos, sendo concelebrada com todos os padres da cidade.

Durante todos os dias da semana a comunidade da Santa Cruz recebeu milhares de fiéis que tradicionalmente visitam Penedo para agradecer graças alcançadas, renovar pedidos ou simplesmente para render homenagens ao santo que há quase 140 anos é reverenciado na cidade ribeirinha.

“Foi uma experiência incrível viver isso. Pela terceira vez participo da festa e me emociono com toda essa devoção e fé dos ribeirinhos. Venho de longe, lá de Minas Gerais, por ter uma graça alcançada, e agora não deixo de vir uma vez”, disse Lavínea.

Clique AQUI e confira as fotos