×

Maceió

H1N1: SMS já vacinou duas mil pessoas nesta 2ª etapa

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Nacional de Imunização de Maceió, divulgou nesta terça-feira (23) os números parciais da segunda etapa da Campanha de Imunização da Influenza A H1N1, que teve início no dia 22 e segue até o dia 2 de abril. Nesta etapa, os grupos prioritários são gestantes, crianças de seis meses a dois anos, e pessoas com menos de 60 anos com doenças crônicas.

De acordo com dados da coordenadora do PNI de Maceió, Juliana Cavalcante, foram vacinados 14.186 trabalhadores da rede de atenção à saúde de Maceió durante a primeira etapa da campanha (de 8 a 19 de março).

A coordenadora informa ainda que, somente no primeiro dia de vacinação, foram imunizados 636 doentes crônicos, 1.052 gestantes e 1.241 crianças. Ao todo, estão sendo distribuídas 9.500 doses da vacina ao dia, o equivalente a 500 doses para cada uma das 19 unidades de referência distribuídas entre os sete distritos de Maceió.

Os grupos prioritários foram escolhidos por serem os mais vulneráveis ou os que apresentam sintomas mais graves quando são infectados pelo vírus da Gripe A. O objetivo da campanha é manter os serviços de saúde funcionando e reduzir o número de casos graves e óbitos nos grupos mais vulneráveis.

A Gripe A é uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

As vacinas estão sendo disponibilizadas em 19 unidades de referência de cada distrito, das 8h às 17h. Veja quais são:

1º Distrito Sanitário: 2º Centro de Saúde (Praça da Maravilha).

2º Distrito Sanitário: 1º Centro de Saúde (Levada) e Unidade de Saúde Roland Simon (Vergel).

3º Distrito Sanitário: Unidade de Saúde São Vicente de Paulo (Pinheiro) e Unidade de Saúde da Pitanguinha (Pitanguinha).

4º Distrito Sanitário: PAM Bebedouro (Bebedouro) e Unidade de Saúde Geraldo Melo (Bom Parto).

5º Distrito Sanitário: Unidade de Saúde João Paulo II (Jacintinho), Unidade de Saúde José Tenório (Serraria) e Unidade de Saúde Paulo Leal (Feitosa).

6º Distrito Sanitário: Unidade de Saúde Hamilton Falcão (Benedito Bentes 1), Unidade de Saúde Aliomar Lins (Passaredo/Benedito Bentes 2) e Unidade de Saúde Arthur Ramos (Henrique Equelman).

7º Distrito Sanitário: Unidade de Saúde Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes de Melo 1), Unidade de Saúde Ib Gatto (Tabuleiro do Martins), Unidade de Saúde Djalma Loureiro (Clima Bom), Unidade de Saúde Graciliano Ramos (Conjunto Graciliano Ramos), Unidade de Saúde Pimentel Amorim (Salvador Lyra) e Unidade de Saúde João Macário (antigo Sônia Born, no Santos Dumont).