×

Meio Ambiente

Gustavo Lopes destaca avanços de Alagoas em preservação ambiental durante congresso nacional de RPPNs

O evento reúne especialistas de todo o país em busca de soluções inovadoras para os desafios da gestão ambiental - Foto: divulgação

À frente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) desde 2015, o diretor-presidente Gustavo Lopes — filho do prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes — apresentou, nesta terça-feira, 22 de julho, os avanços ambientais do estado durante o VII Congresso Brasileiro de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), realizado em Belo Horizonte (MG).

No painel “Políticas públicas voltadas às RPPNs”, Gustavo Lopes revelou que Alagoas hoje é referência nacional em conservação ambiental. “Quando a natureza é prioridade, os resultados aparecem. Já são mais de 81 RPPNs instituídas em nosso estado — um crescimento de 200% em relação a 2014. Um marco que reforça nosso compromisso com o futuro sustentável que queremos construir”, destacou.

O crescimento expressivo das RPPNs é resultado de um trabalho articulado e contínuo, baseado na cooperação com instituições públicas e organizações da sociedade civil. Gustavo fez questão de ressaltar a importância das parcerias com o Ministério Público Estadual e Federal, o Batalhão de Polícia Ambiental, além de ONGs como a SOS Caatinga e o IPMA (Instituto para Preservação da Mata Atlântica).

“Com a responsabilidade dos esforços, temos alcançado resultados positivos”, frisou o gestor. Lopes também destacou o papel do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) na viabilização da sustentabilidade financeira das RPPNs, contribuindo para a ampliação de áreas protegidas em Alagoas.

O congresso, que celebra os 35 anos do movimento RPPNista no Brasil, é considerado um dos principais fóruns de discussão sobre conservação da biodiversidade em propriedades privadas. O evento reúne especialistas de todo o país em busca de soluções inovadoras para os desafios da gestão ambiental, especialmente em tempos de crise climática.

Além de Gustavo Lopes, a comitiva do IMA em Belo Horizonte contou com o diretor executivo Ivens Leão, o superintendente de Preservação Ambiental Pedro Normande e o gerente de Unidades de Conservação Alex Nazário.

Confira um trecho do discurso de Gustavo Lopes: