Os cinco curtas alagoanos contemplados pelo Prêmio Guilherme Rogato em 2013, promovido pela Prefeitura de Maceió, serão exibidos no dia 27 de fevereiro, às 19h30 no auditório Maron Emile Abi-abib no Sesc Poço, com entrada aberta ao público.
Os curtas “Futebol na Terra da Rasteira”, de Thalles Gomes, “Jorge Cooper”, de Victor Guerra, “O Vulto”, de Wladymir Lima, “Ontem à noite”, de Henrique Oliveira e “Rua das Árvores”, de Alice Jardim, serão exibidos na primeira sessão mensal da Mostra Curta Alagoas, que terá duração de 100 minutos.
A Mostra Curta Alagoas é uma iniciativa do Centro de Difusão e Realizações Audiovisuais, com o objetivo de mensalmente apresentar para o público alagoano curtas produzidos no estado. Os realizadores interessados em exibir os seus filmes no Sesc Alagoas em 2014 podem entrar em contato pelo e-mail cdra@sescalagoas.com.br.
O prêmio
Promovido pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), o Prêmio Guilherme Rogato disponibilizou uma premiação total de R$ 150 mil. Os 36 projetos inscritos foram avaliados seguindo critérios previstos no edital 04/2013 e os cinco vencedores receberam R$ 30 mil, cada um, para realização do filme.
Três filmes vencedores do Guilherme Rogato venceram a Mostra Sururu de Cinema Alagoano, importante festival de curtas-metragens realizado em Maceió. “Ontem à noite”, de Henrique Oliveira, “Jorge Cooper – A Cidade é o Poeta”, de Michel Rios e “O vulto”, de Wladymir Lima receberam o troféu da Mostra.
Confira a sinopse dos filmes
“Futebol na Terra da Rasteira”, de Thalles Gomes
Documentário. 17 minutos. Maceió-AL. 2013
Sinopse: O documentário tenta entender como, contrariando todas as expectativas, o futebol pegou nas terras Caetés. Através do relato de ex-jogadores que marcaram a história da centenária rivalidade entre CRB e CSA, o filme traça um panorama geral da relação permeada de alegrias e tristezas entre o futebol e a cidade de Maceió.
“Jorge Cooper”, de Victor Guerra
Documentário. 23 minutos. Maceió-AL. 2013
Sinopse: O filme persegue os vestígios deixados por Jorge Cooper, poeta alagoano que viveu em descompasso com sua época, para elaborar um retrato em forma de documentário. Dono de uma poesia concisa e de uma personalidade forte e irônica, tinha o conflito com o tempo como um de seus temas obsessivos. Experimentou diversas solidões e transformou-as em poesia.
“O Vulto”, de Wladymir Lima
Ficção. 20 minutos. Maceió-AL. 2013
Sinopse: O filme narra os momentos decisivos na vida de um casal de adolescentes da periferia de Maceió. Mesmo ameaçado de morte, o jovem Binho teima em permanecer na comunidade, enquanto sua namorada adolescente, Dira, apela para um feitiço como forma de proteger o parceiro.
Vencedor nas categorias melhor filme de Ficção e melhor ator na IV Mostra Sururu de Cinema Alagoano.
“Ontem à noite”, de Henrique Oliveira
Ficção. 22 minutos. Maceió-AL. 2013
Sinopse: O filme narra a história de dois personagens que aparentemente ocupam espaços e posições contrapostas, mas que se tocam pelo viés do desejo. Sujeitos que escapam da vida planejada, Felipe e Vivian extraviam-se, põem-se à deriva e tem sua condição de vítima evidenciada por uma fatalidade. Ontem à noite fala sobre a Maceió que emerge após as luzes do seu sol tropical serem apagadas, onde finalmente os desejos podem emergir.
“Rua das Árvores” de Alice Jardim
Documentário. 20 minutos. Maceió-AL. 2013
Sinopse: A mulher, a casa e a rua. De memória, uma cidade cheia.
O documentário mostra a história de uma das últimas famílias a viver na Rua das Árvores para revelar os reflexos das transformações da cidade no cotidiano de seus habitantes.
SERVIÇO
Data: 27/02/2014
Horário: 19h30
Local: Auditório Maron Emile Abi-abib, SESC Poço.
Entrada Gratuita
Classificação: 18 anos
