×

Cultura

Guilherme Rogato: filmes premiados são exibidos pelo Sesc

Os cinco curtas alagoanos contemplados pelo Prêmio Guilherme Rogato em 2013, promovido pela Prefeitura de Maceió, serão exibidos no dia 27 de fevereiro, às 19h30 no auditório Maron Emile Abi-abib no Sesc Poço, com entrada aberta ao público.

Os curtas “Futebol na Terra da Rasteira”, de Thalles Gomes, “Jorge Cooper”, de Victor Guerra, “O Vulto”, de Wladymir Lima, “Ontem à noite”, de Henrique Oliveira e “Rua das Árvores”, de Alice Jardim, serão exibidos na primeira sessão mensal da Mostra Curta Alagoas, que terá duração de 100 minutos.

A Mostra Curta Alagoas é uma iniciativa do Centro de Difusão e Realizações Audiovisuais, com o objetivo de mensalmente apresentar para o público alagoano curtas produzidos no estado. Os realizadores interessados em exibir os seus filmes no Sesc Alagoas em 2014 podem entrar em contato pelo e-mail cdra@sescalagoas.com.br.

O prêmio

Promovido pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), o Prêmio Guilherme Rogato disponibilizou uma premiação total de R$ 150 mil. Os 36 projetos inscritos foram avaliados seguindo critérios previstos no edital 04/2013 e os cinco vencedores receberam R$ 30 mil, cada um, para realização do filme.

Três filmes vencedores do Guilherme Rogato venceram a Mostra Sururu de Cinema Alagoano, importante festival de curtas-metragens realizado em Maceió. “Ontem à noite”, de Henrique Oliveira, “Jorge Cooper – A Cidade é o Poeta”, de Michel Rios e “O vulto”, de Wladymir Lima receberam o troféu da Mostra.

Confira a sinopse dos filmes

“Futebol na Terra da Rasteira”, de Thalles Gomes

Documentário. 17 minutos. Maceió-AL. 2013

Sinopse: O documentário tenta entender como, contrariando todas as expectativas, o futebol pegou nas terras Caetés. Através do relato de ex-jogadores que marcaram a história da centenária rivalidade entre CRB e CSA, o filme traça um panorama geral da relação permeada de alegrias e tristezas entre o futebol e a cidade de Maceió.

“Jorge Cooper”, de Victor Guerra

Documentário. 23 minutos. Maceió-AL. 2013

Sinopse: O filme persegue os vestígios deixados por Jorge Cooper, poeta alagoano que viveu em descompasso com sua época, para elaborar um retrato em forma de documentário. Dono de uma poesia concisa e de uma personalidade forte e irônica, tinha o conflito com o tempo como um de seus temas obsessivos. Experimentou diversas solidões e transformou-as em poesia.

“O Vulto”, de Wladymir Lima

Ficção. 20 minutos. Maceió-AL. 2013

Sinopse: O filme narra os momentos decisivos na vida de um casal de adolescentes da periferia de Maceió. Mesmo ameaçado de morte, o jovem Binho teima em permanecer na comunidade, enquanto sua namorada adolescente, Dira, apela para um feitiço como forma de proteger o parceiro.

Vencedor nas categorias melhor filme de Ficção e melhor ator na IV Mostra Sururu de Cinema Alagoano.

“Ontem à noite”, de Henrique Oliveira

Ficção. 22 minutos. Maceió-AL. 2013

Sinopse: O filme narra a história de dois personagens que aparentemente ocupam espaços e posições contrapostas, mas que se tocam pelo viés do desejo. Sujeitos que escapam da vida planejada, Felipe e Vivian extraviam-se, põem-se à deriva e tem sua condição de vítima evidenciada por uma fatalidade. Ontem à noite fala sobre a Maceió que emerge após as luzes do seu sol tropical serem apagadas, onde finalmente os desejos podem emergir.

“Rua das Árvores” de Alice Jardim

Documentário. 20 minutos. Maceió-AL. 2013

Sinopse: A mulher, a casa e a rua. De memória, uma cidade cheia.

O documentário mostra a história de uma das últimas famílias a viver na Rua das Árvores para revelar os reflexos das transformações da cidade no cotidiano de seus habitantes.

SERVIÇO

Data: 27/02/2014

Horário: 19h30

Local: Auditório Maron Emile Abi-abib, SESC Poço.

Entrada Gratuita

Classificação: 18 anos