Culinária em destaque no guia que será lançado quarta-feira, 03
Será lançado nesta quarta-feira (2), às 19h30, na Casa do Patrimônio (Jaraguá), o Guia Abrasel Alagoas (2010/2011). O novo guia gratuito será distribuído nos Centros de Informações Turísticas (CTIs) e nos restaurantes e bares associados e visa promover a gastronomia alagoana. A publicação de 20 mil exemplares traz indicações dos melhores lugares para apreciar e desfrutar a variedade da culinária existente no Estado.
O guia é uma realização da Associação Brasileira de Restaurantes e Bares (Alagoas) com o apoio da Secretaria Municipal de Promoção de Turismo (Semptur), Secretaria de Turismo do Estado (Setur), Sebrae, Senac, Caixa Econômica, Grafmarques, Instituto do Patrimônio Histórico de Alagoas (IPHAN), Hipercard, Shopping Maceió, Hotel Pajuçara, Casa do Panificador, Bematech e Algás. Segundo o presidente da Abrasel, Brandão Junior, Guia Abrasel Alagoas é um material indispensável não só para os turistas, como também para os alagoanos amantes da culinária.
“Este guia chega também para somar junto a todos aqueles que trabalham no setor turístico e ainda servir de fonte de consulta para os interessados em conhecer os melhores endereços de bares, restaurantes e casas noturnas que nosso estado possui”, diz o presidente da Brandão Júnior.
Nesta 5ª. Edição do guia, a Abrasel usou os ícones de serviços no padrão da Abrasel Nacional, fornecendo informações sobre os estabelecimentos, tais como: endereço, telefone, site, mapa de localização, horário de funcionamento, acessibilidade, disponibilidade de estacionamento, internet wi-fi, formas de pagamentos, manobristas, área para fumante, delivery e se tem climatização do ambiente, além de uma breve descrição do serviço e diferenciais de cada empreendimento com fotos da casa e de algum prato que represente a culinária do empreendimento.
Para a secretária da Semptur, Claudia Pessôa, a culinária é um destaque no turismo alagoano. No ano passado, pesquisa do Ministério do Turismo apontou a gastronomia em Maceió como o segundo motivo de viagem do turista, apenas perdendo para as praias.
“Maceió, uma terra deliciosa para simplesmente caminhar pela bela orla, tomar água de coco, saborear sorvete de mangaba, cajá, mangaba, tapioca… Comer bolo de macaxeira, massa puba, beiju, cuscuz, de milho e de arroz… Maceió é muito além de sol e mar. É um destino repleto de sabores, aromas e cores de Alagoas, do Nordeste, do Brasil e do mundo”, disse Cláudia Pessôa.
