Sandra Bullock venceu o Oscar de melhor atriz
O filme “Guerra ao Terror” foi o grande vencedor do Oscar 2010, realizado na noite deste domingo (7), em Hollywood. Com seis prêmios, o longa-metragem deu também à Kathryn Bigelow o prêmio de melhor direção, que foi concedido a uma mulher pela primeira vez na história.
O filme, que conta a história de uma brigada anti-bombas do Exército dos Estados Unidos no Iraque, concorria a nove estatuetas e venceu nas categorias melhor filme, direção, roteiro original, montagem, edição de som e mixagem de som.
Bigelow, que estava muito emocionada ao receber o prêmio, dedicou a vitória aos militares americanos e elogiou os outros indicados ao prêmio.
“Avatar”, de James Cameron, filme de maior bilheteria da história, também concorria em nove categorias, mas acabou levando apenas três estatuetas: melhor direção de arte, fotografia e efeitos visuais.
Melhor atriz e melhor ator
Sandra Bullock venceu o Oscar de melhor atriz por “Um sonho possível”. Emocionada, a atriz dedicou o prêmio às suas concorrentes na categoria e chorou ao agradecer aos amigos e familiares que a apoiaram ao longo de seus 20 anos de carreira. No dia anterior, a atriz levara o prêmio Framboesa de Ouro de pior atriz por sua atuação em “Paixão Maluca”.
Jeff Bridges, de 60 anos, derrotou os demais indicados ao prêmio de melhor ator por sua atuação em “Coração Louco”, em que faz o papel de um decandente cantor country.
Coadjuvantes
Mo’Nique e Christoph Waltz foram os grandes vencedores das categorias melhores atores coadjuvantes, por seus papéis em “Preciosa” e “Bastardos Inglórios”, respectivamente. Os dois eram considerados como os francos favoritos.
Argentina leva a melhor
O longa “O Segredo dos Seus Olhos” levou a estatueta de melhor filme estrangeiro e surpreendeu ao derrotar “A Fita Branca”, da Áustria, o grande favorito ao prêmio.
Os prêmios de melhor animação e melhor trilha sonora foram conquistados por “Up”, a consagrada animação em 3D, que também fora indicada à categoria de melhor filme.
