O Curso de Adequação Legal para Porte de Armas na Guarda Municipal de Maceió, realizado pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), completou um mês. Durante a noite dessa segunda-feira (12), os alunos participaram de uma operação de ação integrada, com a Polícia Civil de Alagoas, por meio do grupamento de Operação Integrada Litorânea (OPLIT), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e a Guarda Municipal – com o maior efetivo para fazer a parte de abordagens. A operação teve início às 20h e foi finalizada por volta de 1 hora da madrugada.
Tendo à frente a disciplina Técnica e Procedimentos Operacionais, os GMs participaram da operação, exercendo conteúdos da aula prática. O coordenador de Ensino e Instrução (CEI) da Semscs, Alexandre Moreira, informou que mais de 600 pessoas foram abordadas e vários veículos, motocicletas e coletivos revistados. “Operamos na parte alta da cidade e na área do Jacintinho, nossos alunos estão bem preparados, pois de forma prática eles já são guardas há mais de uma década; e essa foi uma operação exitosa”, ressaltou.
Os alunos foram divididos em duas equipes, alguns participaram da ação integrada e outros permaneceram na base da Guarda Municipal, praticando exercícios simulados para as próximas operações que serão desenvolvidas no decorrer do curso. O coordenador informou que as operações integradas serão contínuas até o encerramento do curso, previsto para março de 2019.
Agente da Guarda Municipal, André Soares fala que sua participação como aluno do curso é uma vivência importante. “Estamos tendo uma formação mais completa, principalmente com a Guarda fazendo parte do Sistema Único de Segurança Pública, o SUSP, que é a união entre os grupos de segurança pública do Brasil. É importante, também, porque depois estaremos aptos para o porte de arma”, reconhece. Com as novas regras, previstas pela Lei 13.675/2018, os órgãos de segurança pública – polícias civil, militar e federal, e guardas municipais – serão integrados para atuar de forma cooperativa, sistêmica e harmônica, inclusive realizando operações conjuntas.
O titular da Semscs, coronel Ivon Berto, ressalta que o curso de Adequação Legal para Porte de Armas teve início em outubro, e seu conteúdo e matriz curricular atendem o que determina a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Para o secretário, a formação continuada é necessária. “Esse é um momento histórico para a Guarda Municipal e estamos tendo o apoio do Prefeito Rui Palmeira para que a GM se estabeleça cada vez mais como órgão de segurança pública. Por isso, além de atender à Senasp, incluímos conteúdos mais atualizados e adequados à realidade atual”, explica.
