×

Sergipe

Guarda Municipal humaniza a segurança pública através de ações teatrais

O dia 16 de setembro é uma data escolhida para homenagear aqueles que praticam o teatro sem formação acadêmica e desenvolvem a atividade apenas por prazer. Na Prefeitura de Aracaju, um grupo da Guarda Municipal (GMA), órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), desenvolve apresentações do teatro amador, por meio de fantoches, no programa Anjos Azuis. O grande objetivo desses profissionais da segurança é desenvolver ações preventivas junto às crianças, especialmente aos alunos da rede municipal de educação.

As ações teatrais exploram conteúdos interdisciplinares associados à cidadania, através de recursos lúdicos, como teatro de fantoches e atividades de fixação, que buscam ajudar na formação cidadã de crianças e adolescentes, com vistas à promoção da cultura de paz. Um dos fios condutores desta iniciativa é aproximar a instituição da comunidade e demonstrar, acima de tudo, que o agente de segurança pública não é uma figura repressora, mas, sim, acolhedora.

As temáticas das peças apresentadas pelos personagens Guarda Josué, Carlão, Jaiminho e o cãozinho Rex, surgem à medida que as problemáticas do dia-a-dia se desenvolvem e que são observadas pelos integrantes do Programa ou pelos diretores das escolas que solicitam as visitas.

Neste Dia Nacional do Teatro Amador, um dos maiores incentivadores do Anjos Azuis, o diretor-geral da corporação, subinspetor Fernando Mendonça, destaca o papel do teatro na segurança primária e na formação de cidadãos preparados para o futuro.

“Desenvolvemos diversas ações de policiamento preventivo, empregamos tecnologia, nos aperfeiçoamos dia a dia enquanto instituição, porém uma das atividades que mais surtem resultados positivos, é, sem sombra de dúvidas, as apresentações do teatro de fantoches. Através dele, conseguimos alcançar as crianças, que alcançam seus pais em casa. E, dessa forma, vamos construindo barreiras de proteção na mente dos pequenos, através de mensagens positivas que as acompanharão por toda a vida”, afima.

Visando cumprir com o caráter cidadão da GMA, o Programa elabora os diálogos do teatro de fantoches amparados por pedagogos e psicólogos. Para a coordenadora do Anjos Azuis, GM Aracelly Matos, a implementação do teatro é fundamental para a formação da criança. “Fazemos os trabalhos com todas as crianças quando visitamos as escolas. Muitas vezes, quando retornamos e encontramos os pequenos, eles lembram dos personagens e das coisas erradas que ele fez. E o mais importante: lembram a maneira correta de fazer. Isso é a coroação do nosso trabalho”, comenta.

Com essa iniciativa, a GMA reforça a necessidade de fazer uma segurança pública voltada para a formação de futuros cidadãos civilizados. “A ideia do Programa é fantástica. As crianças são a nossa base. Estamos, dia após dia, nos esforçando para melhorarmos a estrutura e buscando manter as metas pedagógicas sempre atualizadas. O maior beneficiado desse diálogo que fazemos através dos Anjos Azuis é, sem dúvida, a população sergipana”, conclui Aracelly.