Falta pouco para começar a maior festa de forró do estado: o Forró Caju 2014. A Prefeitura de Aracaju (PMA) trabalha para que o folião curta uma festa marcada pela paz e, por isso, em mais uma edição, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), divulgam o plano de segurança para o evento. Cerca de 350 guardas municipais (GMs) estarão incumbidos de garantir a prestação dos serviços públicos e a integridade de funcionários, munícipes e turistas diariamente entre 18 e 29 de junho, na Praça de Eventos Hilton Lopes.
Segundo o diretor geral, coronel José Enilson Aragão, a GMA vai cuidar da segurança interna do Forró Caju, atuando desde a revista dos que ingressarem na arena até o patrulhamento preventivo no circuito da festa. “O contingente da GMA foi instruído acerca de procedimentos de atendimento de ocorrências em grandes eventos festivos devendo, por conseguinte, atuar no estrito cumprimento do dever legal, respeitando a dignidade humana e conduzindo os infratores e contraventores da lei à presença da autoridade policial para lavratura dos procedimentos cabíveis. O trabalho em parceria com os demais órgãos de segurança pública é extremamente importante para alcançar resultados positivos e de interesse coletivo”, destaca.
Serão três portões com disciplinadores, onde os GMs controlarão o acesso através de revista com detectores de metal, evitando a entrada de armas, objetos perfuro-cortantes, recipientes de vidro e drogas. A GMA empregará também guarnições em 10 plataformas elevadas de observação espalhadas em pontos estratégicos da festa, com o objetivo de prevenir qualquer movimentação que ameace a tranquilidade do evento.
O perímetro da festa será monitorado com patrulhas e patrulhões, compostos por equipes que atuarão em pronto atendimento de possíveis ocorrências, que exijam rápida e preliminar intervenção. As patrulhas contarão com integrantes dos grupamentos especializados da GMA: a Ronda da Capital (Rondac) e Grupo Tático Operacional (GTO).
Pelo segundo ano, a GMA vai atuar em parceria com a Polícia Militar nas Cabines de Desarmamento. Serão quatro cabines, sendo três localizadas nas laterais dos portões de acesso da avenida Coelho e Campos, rua Santa Rosa e na rampa do Mercado Albano Franco e uma na entrada dos camarotes. Cada cabine contará com um policial militar (PM) e um guarda municipal (GM) e será equipada com portal de detector, cofre, caixas de areia e base de rádio para comunicação com o posto de comando da GMA. O policial militar é responsável pelo controle e custódia das armas e o GM trabalha na escrituração, colhendo os dados e documentação.
Além das atribuições citadas, a Guarda Municipal estará presente nos seguintes locais: Camarote da Acessibilidade, Mercados Centrais, acesso ao camarote das autoridades e portões de isolamento do circuito das ruas: Florentino Menezes, Santa Rosa e avenida Coelho e Campos.
Videomonitoramento
A GMA vai atuar operando o videomonitoramento, com câmeras distribuídas estrategicamente por todo o circuito do evento. Os equipamentos estarão posicionados em locais de maior fluxo e concentração de pessoas. Dois GMs operarão as câmeras visualizando as ocorrências e repassando as informações através dos rádios de comunicação para os guardas posicionados nos elevados e para as patrulhas que atuam diretamente no circuito. Além disso, o monitoramento atuará de forma complementar auxiliando também em casos de atendimento urgente, informando à base do SAMU e do Corpo de Bombeiros.
Reforço nos terminais
Como nos diversos eventos promovidos na capital, a Guarda Municipal vai reforçar também a segurança dos terminais de integração e dos pontos de transporte coletivo. O intuito é garantir que o forrozeiro seja assistido já no caminho para a festa. Diante disso, rondas itinerantes farão a segurança ao longo dos trajetos para o forró.
Garantindo os serviços municipais
A Guarda de Aracaju apoiará a prestação dos serviços da PMA ao longo dos 12 dias de festa, auxiliando na segurança da Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar, Defesa Civil, Procon Municipal, SMTT, SAMU, Funcaju, Emsurb, Emurb, Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social e Secretaria Municipal da Comunicação.
Todos os serviços prestados pela GMA no cotidiano das suas atribuições legais não sofrerão solução de continuidade.
“A interação com os demais órgãos que integram o município de Aracaju e participam diretamente da festa tem um reflexo positivo no resultado do trabalho da GMA. Como na edição anterior, compreende-se um desafio à nossa atuação na segurança do evento. Porém, confiante na preparação técnica e profissional de seus integrantes, esperamos atender a expectativa de segurança almejada por todos os turistas e visitantes que aportarão no circuito, pois temos a convicção de que a GMA está preparada para vencer o desafio e apresentar tranquilidade e segurança para o povo aracajuano”, conclui.
