×

Maceió

Guarda Faz Escola promove cidadania nas comunidades

Voltado para crianças e adolescentes, o projeto Guarda Faz Escola segue registrando bons resultados. Com ações lúdicas, agentes da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania (Semsc), discutem sobre cidadania, direitos humanos, cultura da paz, saúde, ecologia e outros temas transversais por meio de atividades educativas, esportivas e culturais.

Segundo a secretária da Semsc, Mônica Suruagy, as ações do projeto reforçam a construção do entendimento de deveres e direitos. “O Guarda Faz Escola é o braço lúdico da Secretaria de Segurança Comunitária. Trabalhamos por meio de palestras, leituras e teatro, entre outras atividades. Estamos felizes que ele esteja engajado com várias secretarias e também o Samu. Desta forma, é possível ver a dimensão do Guarda Faz Escola, mostrando que é um trabalho de prefeitura e não apenas de uma secretaria”, reforçou Mônica Suruagy.

Para a execução do projeto foram selecionadas as Escolas Ranílson França, Claudinete Batista, Eulina Alencar, Brandão Lima e Silvestre Péricles. “São escolas localizadas nas diversas Regiões Administrativas da cidade e que darão continuidade ao trabalho de cunho pedagógico realizado no ano anterior”, explica a diretora do Departamento de Programas Especiais da Secretaria Municipal de Educação, Virginia Ferreira.

Quinzenalmente, as equipes envolvidas no projeto realizam reuniões para avaliar as ações realizadas. No final do ano, uma apresentação é feita para mostrar o impacto que o Guarda Faz Escola teve nos locais por passou. “As ações não são isoladas, mas contínuas. As comunidades são atuantes ajudam a monitorar as ações, reforçando a necessidade de preservar um bem público, como um ônibus escolar”, destacou a secretária. Entre as conquistas do projeto, está a sua segunda participação na Bienal do Livro, que ganha mais uma edição em novembro deste ano.

Sobre o projeto

O projeto Guarda faz Escola é fruto da parceria com o Ministério da Justiça/ Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) e surgiu como uma ação do Plano Maceió Segura da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania (Sendisc) hoje SEMSCC (Secretaria municipal de segurança Comunitária e Cidadania).

Em São Paulo, ele foi apresentado no Seminário Nacional sobre Redução das Desigualdades Intramunicipais, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), como um dos projetos desenvolvidos em Maceió para promoção da inclusão social na capital alagoana, e integra a Plataforma de Centros Urbanos (PCU), programa do Unicef.

Para executar o projeto são utilizados materiais didático e paradidático, palestras, teatro, cine cidadania, fantoches, sempre tratando os temas de forma lúdica, em integração com as Secretarias Municipal de Meio Ambiente (Sempma), de Saúde (SMS), de Educação (Semed), de Finanças (SMF) e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).