O projeto “Guarda Faz Escola” terá início em 2014 na próxima quarta-feira (12), a partir das 10h, na escola Silvestre Péricles. A iniciativa visa estimular e favorecer a discussão sobre temas relacionados à cidadania, direitos humanos, cultura da paz, saúde e ecologia.
No desenvolvimento do projeto, serão realizadas atividades lúdicas, educativas e esportivas. Para esse ano, as escolas selecionadas tiveram que preencher dois requisitos: a inserção da unidade de ensino nos bairros considerados mais violentos e aquelas inseridas no projeto Viva Escola, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O Guarda Faz Escola é fruto da parceria entre o Ministério da Justiça, por meio do Programa Nacional de Segurança Comunitária (Pronasci), e surgiu como ação do Plano Maceió Mais Segura, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania (Semsc). O projeto tem como público preferencial crianças, jovens e adolescentes.
As unidades escolares inicialmente atendidas pelo projeto, nesse momento inicial, são Silvestre Péricles, no Pontal da Bara, Eulina Alencar, Lenilton Alves e Arnon de Mello, no Jacintinho, Selma Bandeira, no Benedito Bentes;, Brandão Lima, no Pinheiro, e Pompeu Sarmento, no Barro Duro. O conjunto de escolas atende quase três mil alunos.
Em cada edição do projeto, o ônibus destinado ao trabalho, com um acervo de aproximadamente dois mil livros cedidos pelo Pronasci serão utilizados para manuseio, contação de histórias e oficinas com os alunos. “O que se espera é o desenvolvimento de grupos permanentes de teatro, canto, coral e outras atividades nessas escolas.
Um exemplo disso ocorreu na Escola José Correia Costa, onde meninas formaram um grupo que participa de apresentações da Semed”, explicou a diretora do Departamento de Programas Especiais da Secretaria municipal de Educação, Virgínia Ferreira.
