×

Maceió

Guarda Civil de Maceió tem projeto habilitado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgou os resultados da fase de habilitação com a proposta da Guarda Civil de Maceió (GCM) para aquisição de coletes balísticos, armas de baixa letalidade e detectores de metal, tipo bastão para revista pessoal, habilitada. O objetivo da aquisição é fortalecer a atuação dos agentes nos locais com maior fluxo de visitantes, em especial turistas. O projeto apresentado pela GCM atingiu 14 dos 17 pontos possíveis estabelecidos no Edital.

A aquisição dos equipamentos possibilitará à Guarda Civil a ampliação do efetivo com dispositivos de proteção e de intervenção de baixa letalidade, para melhor atuar na proteção da comunidade e daqueles que visitam a capital alagoana. O aparato também permitirá o aprimoramento da qualidade do atendimento ao público em grandes eventos, inibindo a violência, crimes contra o patrimônio histórico, ecológico, o turista e a própria comunidade local.

Para o comandante-geral da GCM, Inspetor Jamerson, os novos equipamentos possibilitarão uma melhor atuação dos agentes em campo. “A aquisição dos novos equipamentos possibilitará aos agentes o exercício de suas competências com maior segurança e atuação adequada aos princípios de segurança preventiva. Com isso, a comunidade terá uma Guarda Civil Municipal mais aparelhada e, consequentemente, mais eficaz”, informou.

As propostas foram recebidas por meio da Plataforma TransfereGov até o dia 30 de maio. De um total de 483 propostas apresentadas, 154 foram habilitadas, dentre estas a da Guarda Civil de Maceió.

Todo o trabalho de elaboração e envio do projeto para participar do processo seletivo junto ao MJSP contou com a participação efetiva de inspetores, subinspetores e Guardas Municipais, além do apoio fundamental do deputado, delegado Fábio Costa, e da gestão da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc).