×

Maceió

Grupos da Economia Solidária estarão na Feira dos Municípios

Doze grupos de economia solidária atendidos pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) irão expor seus produtos na Feira dos Municípios, que será realizada de 22 a 25 de janeiro, no Centro de Convenções Ruth Cardoso. A equipe da Semtabes está selecionando as peças e o objetivo é dar preferência aos produtos que reforcem a identidade alagoana.

De acordo com o coordenador de fomento à Economia Solidária da Semtabes, Renato Ferreira, serão dois espaços destinados à exposição e comercialização dos produtos e um deles irá destacar os produtos de artesanato voltados para o público infantil, como brinquedos e acessórios.

“Todos os anos temos a Feira dos Municípios e é importante aproveitar esta oportunidade para dar visibilidade a esses empreendedores. Estamos sempre aproveitando para colocar eles em espaços como estes para comercializar. Já estamos em dois shoppings de Maceió com duas exposições, na Rua Fechada da Ponta Verde aos domingos e na Praça Centenário. Além disso, damos sempre sugestões do que eles precisam fazer para melhorar a qualidade e o design dos produtos”, disse Renato Ferreira.

Para a Maria Socorro, do grupo Mulheres de Talento, que participará da feira pela primeira vez, o evento gera uma boa expectativa. “São oportunidades que temos que agarrar, pois o que fazemos é para ser visto e valorizado. Essa valorização do artesão no mercado é muito importante para nós. Eu confecciono pano de prato, roupas de filé e quero mostrar a qualidade do meu material”, disse a empreendedora solidária.

A Semtabes trabalha junto a mais de 70 grupos de economia solidária, que são beneficiados por ações de capacitação e acesso a mercado. Entre os produtos que estarão na Feira dos Municípios estão roupas em bordado e filé, acessórios de cozinha, brinquedos artesanais, entre outros.

A Feira dos Municípios é coordenada pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), com a parceria do Instituto Brasileiro de Consultoria a Municípios (Ibcom) e será aberta, oficialmente, nesta quinta (22), às 18h. A feira é aberta ao público no horário das 15h às 22h.