O Grupo Remantes de Penedo completará 5 anos de sua criação em 2023.
Na manhã desse domingo, 05, uma equipe de oito remadores de caiaque do Grupo Remantes realizou uma atividade com percurso de aproximadamente 25 quilômetros pelo rio São Francisco, o “Velho Chico”, saindo do porto da Balsa em Penedo com destino ao povoado Penedinho na zona rural do município de Piaçabuçu.
O trajeto compreendido entre as duas cidades situadas no baixo São Francisco alagoano também possibilitou que os remadores Peterson, Berilo, Mercinho, Aníbal, Waldson, Farias, César e Siloel margeassem um trecho do baixo São Francisco sergipano passando em frente a cidade de Neópolis.
Com o alto nível do rio no Baixo São Francisco em virtude da vazão elevada para 4.000m3/s no dia 16 de janeiro na hidrelétrica de Xingó, e mantida até o dia 2 de fevereiro, sendo reduzida para 3.500m3/s e 3.000m3/s respectivamente nos dias 3 e 4, os remadores puderam contar com a ajuda da correnteza fazendo a primeira parada no povoado Ponta Mofina, zona rural de Penedo, onde tiveram um momento estendido de hidratação e alimentação.
Prosseguindo a remada, e ainda na zona rural penedense, alguns quilômetros depois aconteceu a segunda e última parada maior, momento em que os remadores puderam descontrair ao som de música ambiente, petiscando algumas opções do cardápio de um restaurante localizado às margens do Velho Chico no povoado Ilha das Canas.
O sol foi predominante durante quase todo o percurso, mas, apesar do tempo aberto, em dois momentos houve a ocorrência de chuva rápida o que não atrapalhou a remada, pelo contrário, a presença da chuva além de refrescante contribuiu com a hidratação corporal. Prestigiando a natureza e aproveitando o momento de amizade e companheirismo, os remadores encerraram a remada tranquilamente sem qualquer ocorrência que pudesse interferir no percurso. O ponto de chegada, no povoado Penedinho em Piaçabuçu, foi em um restaurante que já é conhecido pelos remadores onde fizeram uma refeição antes de retornarem para suas casas.
O Grupo Remantes de Penedo (@remantespenedo), hoje com 52 integrantes completará 5 anos de sua criação em 2023. Formado por remadores novatos e veteranos – alguns destes com experiência em remadas no rio e mar – o Remantes marcará presença na segunda expedição Angatur organizada por Clisvaldo de Aracaju/SE, idealizador do grupo Clis Adventure (@clisadventure). A expedição que reunirá remadores de vários estados acontecerá nos dias 11 e 12, sábado e domingo, pernoitando no sábado com acampamento na foz do Rio São Francisco e visitando o farol da foz no domingo de manhã.
É salientado que para segurança individual durante remadas se torna indispensável o uso de colete salva vidas. Entre as orientações são reforçadas medidas de proteção como o uso de protetor solar, camisa UV, boné ou chapéu, óculos escuros, entre outros. Cada remador também é orientado a levar água para hidratação e itens para alimentação, como frutas, para reposição de energia durante o trajeto.
