×

Esporte

Grupo Remantes de Penedo marca presença em Expedição de Caiaque de Piaçabuçu a Foz

Expedição teve o início protagonizando alguns reencontros de grandes amigos remadores


Os dias 11 e 12 de fevereiro, sábado e domingo, respectivamente, foram marcados pela expedição Angatu II organizada por Clisvado, criador do Grupo Clis Adventure que tem o apoio da Uiba Ui fabricante pernambucana de caiaques.

Nessa expedição, que teve ponto de partida a cidade de Piaçabuçu, em Alagoas, com destino a foz do rio São Francisco num percurso de ida e volta aproximado de 28 quilômetros, estiveram presentes remadores residentes em Alagoas, Sergipe e Pernambuco, sendo 5 saídos da cidade de Penedo/AL (Peterson, Farias, Hilton, Ewerton e Mercinho, integrantes do grupo Remantes de Penedo), 4 vindos da capital do estado de Sergipe, Aracaju (Clisvaldo, Jairo, Henrique “Ling” e Jeferson), Thales que se dirigiu da capital alagoana, Maceió, e Sérgio Hazin oriundo da capital pernambucana, Recife.

Com saída programada e ocorrida no final da manhã de sábado, 11, a expedição teve o início protagonizando alguns reencontros de grandes amigos remadores bem como estabelecendo novas amizades mediante um primeiro encontro presencial. O trajeto de ida até a foz contou com a ajuda da correnteza por consequência do vento favorável que neste primeiro dia proporcionou melhores condições de remada com os remadores visitando os povoados Resina e Saramem, ambos na cidade de Brejo Grande na margem do estado de Sergipe.

Durante as duas paradas nos povoados, os remadores puderam hidratar-se e também fazer uma alimentação ingerindo frutas e outros alimentos de consumo rápido. Continuando a partir do Saramem, os remadores se dividiram em dois grupos saindo em momentos distintos voltando para margem alagoana se dirigindo ao local de acampamento para o pernoite.

Chegando ao local para o camping, foram montadas as barracas individuais e preparada uma alimentação mais consistente que incluiu uma “caldeirada” de carne guisada, o que promoveu instantes de bate papo e muito desfrute ao cair da tarde no encontro do rio São Francisco, o “Velho Chico”, com o mar.

O por do sol foi registrado com várias fotos e filmagens do brilho rastejante de raios pelas águas que encantavam pela imensa beleza cintilante do espelho d’água. Antes do anoitecer, parte dos remadores cruzaram as areias das dunas em direção a um local de vegetação na busca por gravetos e madeiras secas que foram utilizados para fazer uma fogueira que afastou os mosquitos no início da noite.

Entre algumas conversas com brincadeiras, piadas e muitas histórias de outras remadas, os remadores esperaram o sono chegar se dispersando um a um para sua barraca.
Apesar de um início de noite estrelado e com temperatura noturna consideravelmente elevada a beira mar, o tempo fechou e a chuva se fez presente antes e durante a madrugada, o que não atrapalhou o pernoite.

Passada a noite e com o amanhecer do domingo, 12, os remadores tomaram um café com grande variedade de alimentos incluindo café, pães e frutas, para depois desmontarem o acampamento tendo a proposta de seguirem até o farol da foz no povoado Cabeço, Brejo Grande/SE, região há muitos anos invadida pelo mar. O forte vento e as altas ondas fizeram os remadores encurtar a expedição pelas condições desfavoráveis de segurança não sendo possível a aproximação ao farol.

Na volta até Piaçabuçu os 11 destemidos remadores mais uma vez se dividiram com alguns seguindo em um percurso direto e outros pelo povoado Potengi, com todos se reencontrando, finalmente, no ponto de partida onde os veículos estiveram estacionados para assim retornarem aos seus destinos, de volta as suas cidades, com a Expedição Angatu II sendo concluída maravilhosamente.

Em breve uma nova expedição será planejada onde os grupos Remantes (@remantespenedo) e Clis Adventure (@clisadventure) reunirá mais um bom número de remadores para um novo reencontro de prática esportiva, lazer e muito companheirismo.