×

Penedo

Grupo que faz oposição a Penedo ingressa com ação na Justiça para inviabilizar obras importantes

O prefeito Ronaldo Lopes lançou recentemente o “Programa Acelera Penedo”, com obras que contemplam as mais diferentes áreas e prometem levar desenvolvimento também para a zona rural. No entanto, o início do “PAP” está sendo ameaçado por conta de um grupo que faz oposição a Penedo, sendo contra o desenvolvimento da cidade.

O grupo, que conta com o ex-prefeito Marcius Beltrão, o vereador Cidoca e a ex-primeira dama Ivana Toledo, ingressou com um mandado de segurança na Justiça para impedir que a Prefeitura de Penedo conseguisse o empréstimo de R$ 33 milhões destinado ao custeio dessas obras.

De acordo com o prefeito Ronaldo Lopes, que recebeu a notícia com estranheza, Penedo venceu uma ação judicial contra a Petrobras na questão dos royalties e mensalmente receberá um valor a título de indenização. Esse dinheiro será usado para o pagamento do empréstimo, sem prejuízo das contas do município.

O que tem causado estranheza é o fato de que o grupo ingressou com o mandado de segurança, mesmo o prefeito Ronaldo Lopes tendo apresentado todas as informações necessárias sobre como o valor do empréstimo seria gasto e com o quê, mostrando transparência com o dinheiro público.

Vale destacar que o pedido de empréstimo é uma atitude corriqueira na administração pública e bastante utilizada por prefeitos da região. No município de Coruripe, por exemplo, o prefeito Marcelo Beltrão conseguiu um empréstimo de R$ 50 milhões para a realização de obras na cidade.

As obras que estão temporariamente prejudicadas em Penedo contemplam o calçamento de diversas ruas, requalificação da prainha, pavimentação e drenagem do acesso à várzea da Marituba, Marcação e Riacho do Pedro, entre outras. A Prefeitura Municipal já trabalha com todo seu corpo jurídico para tentar derrubar o mandado de segurança e continuar a execução do programa que promete acelerar o desenvolvimento da cidade ribeirinha.