×

Alagoas

Grupo gestor do APL Horticultura no Agreste avalia ações de 2014

Agricultores atendidos pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Horticultura no Agreste discutiram nesta quinta-feira (18) as ações realizadas em 2014. No encontro, o grupo gestor do APL, que representa os produtores da região, avaliou o andamento das atividades e debateu algumas demandas para o próximo ano. O encontro ocorreu na cidade de São Sebastião, na Escola Municipal José dos Santos Nunes.

De acordo com o gestor do APL Horticultura no Agreste, Humberto Sant’Anna, muitas conquistas foram alcançadas. “Este ano, o principal avanço junto aos produtores foi na união deles. As cooperativas e associações também se aproximaram mais e tiveram um forte poder de articulação, promovendo mudanças positivas na vida das pessoas atendias pelo arranjo”, comemora.

Humberto Sant’Anna ainda aponta outras duas ações muito importantes para o grupo. “A Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) foi uma grande parceira nossa com a doação de 145 kits de irrigação para os produtores. Além disso, também articulamos a aquisição de um caminhão refrigerado para a Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca (Cooperal)”.

A comercialização cresceu muito neste ano, de acordo com levantamento parcial até o final de novembro, mostrando que os produtores venderam mais de 96 toneladas para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar. O valor movimentado com as transações chegou a R$ 272 mil.

Durante o encontro, foi apresentado o georreferenciamento do APL Horticultura no Agreste. O produto contém diversos pontos onde estão localizadas as atividades desenvolvidas pelos produtores do arranjo, auxiliando o mapeamento das ações. O material está disponível no Portal Alagoas em Dados e Informações no link dados.al.gov.br.

O APL Horticultura no Agreste faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), instituído em 2004 pelo Governo de Alagoas e coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) em parceira com o Sebrae/AL.