O Grupo Gestor do Fomento à Coleta Seletiva esteve reunido, nesta terça-feira (20), no auditório da Secretária Municipal de Finanças. Os membros do grupo debateram os avanços do planejamento para a ampliação da coleta seletiva de resíduos sólidos domésticos em Maceió.
No início de setembro, o Grupo Gestor elaborou um planejamento para a expansão da coleta seletiva na capital. Temas como infraestrutura, comercialização dos resíduos, inclusão social, comunicação e marketing, entre outros, estão sendo amplamente avaliados e debatidos para que toda a cidade esteja inserida no projeto até o início do próximo ano.
Segundo o coordenador da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), Gabriel Campana, todos os pontos que norteiam a implantação da coleta seletiva estão sendo avaliados no encontro. Ele ressaltou a maior participação das cooperativas de catadores de lixo, membros da sociedade civil organizada e iniciativa privada.
“Mais cooperativas como a Coopevila já estão inseridas no Grupo Gestor e discutindo quais os avanços que iremos obter daqui para frente. A inclusão social é um dos quesitos mais importantes, pois através de agentes ambientais poderemos promover a paz social e melhorar a qualidade de vida de quem trabalha no setor”, disse Gabriel Campana.
O Grupo Gestor de Fomento à Coleta Seletiva é composto por 15 instituições, entre órgãos da administração municipal, estadual e da sociedade civil organizada. As cooperativas de catadores de lixo vão auxiliar na escolha da melhor forma de conduzir a coleta seletiva por toda e cidade e, também, vai debater o fortalecimento da categoria nesse processo.
