A empresa gaúcha Plaxmetal ltda., uma das líderes nacionais na produção de componentes técnicos plásticos e metálicos, deverá iniciar suas operações no Estado até o primeiro semestre do próximo ano. O anúncio foi feito pelo diretor administrativo da Plaxmetal, Rafael Zorzi, durante reunião com o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Keylle Lima, realizada nesta quinta-feira (12).
A nova unidade da empresa será implantada na área B do Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro. Inicialmente, a Plaxmetal ocupará um espaço de 15 mil m², podendo se estender até três vezes mais. Para a instalação da indústria, serão investidos, durante sua primeira etapa, cerca de R$ 10 milhões em infraestrutura e aquisição de máquinas. A previsão da empresa é que sejam gerados 150 empregos diretos, número que poderá dobrar com uma possível ampliação da unidade.
Por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), o Governo de Alagoas articula a chegada da empresa desde o ano passado. A Plaxmetal vai atuar na confecção de metal e plástico para mobiliário escolar e de escritório, processos já realizados na matriz da empresa, situada na cidade de Erechim (RS), além de três novas linhas de produção.
De acordo com o diretor Rafael Zorzi, desde 2009, a empresa estuda possíveis áreas para a implantação de uma unidade no Nordeste, região responsável por quase 35% do faturamento anual da empresa, que é de R$ 53 milhões. “Alagoas é um local estratégico para que a Plaxmetal passe a produzir e distribuir materiais para a região Nordeste. Acreditamos que, após o início das operações da nova unidade, vamos dobrar nosso faturamento anual”, explicou.
Rafael Zorzi ainda destacou como pontos favoráveis para a escolha do Estado a consolidação da cadeia produtiva da química e do plástico e o esforço exercido pelos técnicos da Seplande desde as primeiras negociações. “Outro fator muito importante é a estrutura que encontramos no Núcleo de Tecnologia do Plástico (Ntplás), que vai nos oferecer mão de obra qualificada”, destacou o diretor administrativo da Plaxmetal.
“O Governo do Estado aposta na atração de empreendimentos que assumam o compromisso de garantir emprego e renda para os alagoanos. Faremos o que estiver ao nosso alcance para acelerar a implantação da Plaxmetal em Alagoas”, disse o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Keylle Lima, que explicou ao executivo o processo até o início das operações da empresa, que se encontra em fase de concessão de incentivos.