×

Maceió

Grupo discute políticas públicas para crianças em situação de rua

A necessidade de uma ampla conscientização sobre as violações de direitos que atingem a população em situação de rua em Maceió e, consequentemente, refletem no cotidiano das crianças e adolescentes que também estão nas vias, foi o ponto de partida para o início das atividades do Grupo de Trabalho Intersetorial Direcionado à População em Situação de Rua (GTPop), articulado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Em uma reunião nessa terça-feira (13), na sede da Secretaria Municipal de Turismo (Semptur), envolvendo os membros do GTPop, foram discutidas as ações, que já devem ser colocadas em prática para a busca ativa e a realização de diagnósticos com foco na garantia dos direitos e no combate às violações de direitos de crianças que fazem das ruas da capital local de moradia.

“Os planos emergenciais já chegaram ao fim. Estamos trabalhando, agora, em ações definitivas para garantir à população que se encontra em vulnerabilidade nas ruas uma outra vida, longe de qualquer situação de risco. Começaremos com um trabalho delicado de abordagem a crianças e adolescentes, que tem o objetivo de incluí-los nas políticas socioassistenciais relacionadas à educação e saúde, por exemplo”, disse Vânia Barros, diretora de Proteção Social Especial (DPSE) da Semas e coordenadora do GTPop.

Criado po meio de ações emergenciais – realizadas em conjunto com vários outros órgãos públicos desde o ano passado e que envolveram os trabalhos de intensificação dos atendimentos à população abrigada nas vias do município – o GTPop trabalha agora na construção da Política Municipal da População em Situação de Rua.

“Vale lembrar que, cotidianamente, já desenvolvemos ações com o Serviço Especializado em Abordagem Social da Semas para identificar situações e auxiliar a população que se encontra nas ruas, para que as pessoas sejam encaminhadas aos programas de Assistência Social e saiam da situação de vulnerabilidade. Seis equipes de Abordagem Social trabalham no atendimentos de pessoas em situação de rua, fazendo a abordagem, sensibilização e encaminhamento, buscando inserir estas pessoas no sistema de direitos”, destacou Juliana Vergetti, secretária municipal de Assistência Social.

Entre as Secretarias que possuem membros na Comissão da Criança, aberta dentro do GT Pop, estão a de Segurança Comunitária (Semsc), Saúde do Município e Estado, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e Turismo (Semptur).