×

Maceió

Grupo discute intensificação do combate à violência contra os jovens

Representantes dos órgãos públicos municipais que estão envolvidos, de maneira direta ou indiretamente, na oferta de serviços e programas direcionados ao público jovem se reuniram nesta quinta-feira (03) para a pactuação das primeiras ações do Grupo de Trabalho Para a Elaboração, Implantação e Acompanhamento das Ações do Plano Municipal Para Enfrentamento à Violência Contra a Criança e o Adolescente.

Profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) participaram do encontro, realizado na sede da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania (Semsc) – que é o órgão articulador do Grupo -, que contou com a apresentação dos serviços ofertados por cada pasta envolvida com o trabalho – entre elas, as Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Educação (Semed) – e que focam no desenvolvimento social e na qualidade de vida da população jovem de Maceió.

Os secretários e as demais representações de gestão discutiram a possibilidade da realização de ações itinerantes que têm os jovens como público-alvo. Várias outras atividades que já são realizadas nos equipamentos públicos devem passar a contar com um acompanhamento mais intenso. Os serviços de averiguação de resultados, junto com a possibilidade da estipulação de metas que visam aprimorar esses programas também foram discutidos pelo grupo de gestores.

A secretária municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, citou alguns exemplos das ações que já são desenvolvidas pela Semas, que atingem mais de 1500 crianças e adolescentes do município e que serão impactadas, positivamente, pelas ações do Plano Municipal.

“Somente a Assistência Social oferece, desde o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que disponibiliza oficinas de cultura, artesanato e cidadania até a capacitação desses jovens, por meio da Coordenação Geral de Programas Especiais e Complementares (CGPEC) responsável pela gestão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na cidade. Ainda temos uma infinidade de outros serviços para esse público”, disse a gestora.

Celiany garantiu que a Semas está reforçando um trabalho de divulgação desses programas para atingir um número maior de famílias e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Já a secretária-adjunta do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Juliana Vergetti, destacou a importância da integração. “Não é de agora que esta gestão municipal prioriza o trabalho integrado entre os órgãos. A gente procura garantir qualidade de vida para o maceioense, independentemente do perfil. Mas ações específicas como essa são sempre importantes”, destacou Juliana.

Criado através do Decreto 8.107 de 30 de julho de 2015, o Grupo de Trabalho Para a Elaboração do Plano Municipal Para Enfrentamento à Violência Contra a Criança e o Adolescente também trabalha para promover a participação da sociedade civil na discussão dos temas relacionados ao enfrentamento desse tipo de crime.

Nas próximas reuniões, um mapeamento deve ser apresentando com as primeiras ações que devem ser colocadas em prática por cada secretaria. Até o final do ano, várias discussões públicas devem acontecer com a presença de representantes das comunidades, para que eles também possam participar da construção do Plano.