Alagoas será sede, nos próximos dias 24 e 25 de março, da 43ª reunião do Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ). Tendo como foco políticas de recursos humanos e capacitação, o evento – que acontece no Hotel Ponta Verde – é voltado para os representantes oficiais da área de Gestão de Pessoas das Secretarias da Fazenda dos Estados brasileiros.
Cerca de 40 pessoas vindas de todas as regiões devem participar do encontro, que tem como objetivo aperfeiçoar a administração fazendária. Entre os assuntos a serem tratados, estão a avaliação das atividades de 2010 e planejamentos para 2011, a eleição de novos coordenadores e qualificações na área comportamental para os integrantes do grupo.
As experiências locais também serão mostradas pela Escola de Governo de Alagoas, com a apresentação do Programa de Valorização do Servidor Estadual. Já o assessor da Superintendência do Tesouro, Marcos Rangel, vai comandar uma palestra sobre a influência do GDFAZ e da Escola Fazendária (Efaz) no desenvolvimento dos servidores da Fazenda alagoana.
Durante o evento, serão trabalhados ainda os produtos desenvolvidos pelo grupo – Garimpo de Soluções, Gestão do Conhecimento, Indicadores de Desempenho de RH nas Instituições, Legislação de RH e Ensino à Distância. As atividades acontecem das 8h30 às 18h, com intervalos para almoço e apresentações culturais.
Esta é a terceira vez que Maceió recebe uma reunião do Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário. Segundo a diretora da Escola Fazendária, Denise Campos, Alagoas foi indicada pelos representantes oficiais para sediar o evento. “Os locais são escolhidos na última reunião do ano por meio de sugestões dos participantes”, afirma.
Ela acrescenta que a expectativa é que o encontro possibilite novas trocas de experiências, facilitando a integração entre os Estados no que diz respeito à política de recursos humanos. “Esperamos manter o mesmo nível das reuniões passadas e dar contribuições para outras secretarias na gestão dos servidores”, acrescenta a diretoria.
Criado em 1996 a partir de um convênio entre o Ministério da Fazenda e as Secretarias da Fazenda dos Estados, o GDFAZ tem como meta aprimorar e fortalecer o papel estratégico da gestão de pessoas nas Unidades da Federação. O grupo se reúne três vezes ao ano com a finalidade de socializar experiências e buscar soluções comuns, funcionando como uma espécie de consultoria focada no segmento fazendário.
