Mais de 600 funcionários participaram da Semana interna de prevenção de acidentes de trabalho (Sipat), do Grupo Coringa este ano. Com o tema “Quase acidente”, os integrantes da Comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) junto com a Secretaria de Saúde, Núcleo de apoio a saúde da família (Nasf), Serviço social da indústria (Sesi) e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) ofereceram aos participantes, palestras, sorteios de brindes, exames, teatro e atividades motivacionais.
Para Nacherly Barros, presidente da Cipa e uma das organizadoras, o evento foi crucial para desenvolver a consciência e orientar o trabalhador sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. “Precisamos criar uma atitude vigilante no funcionário, que lhe permita conhecer e solicitar as correções necessárias para tornar o ambiente mais seguro”, enfatizou a funcionária.
Quase acidente é uma ocorrência imprevista que não resultou em ferimentos, doença ou dano mas que tinha o potencial para fazê-lo. “Toda vez que um funcionário registra um relato de quase acidente, identificamos os riscos e corrigimos, evitando assim um dano maior”, disse uma das organizadoras e integrante da Cipa, Micheline Torres. A Sipat realizou ações durante todo mês de novembro nas instalações da empresa e abordou também outras temáticas como uso indiscriminado de medicamentos e ainda ofereceu gratuitamente exames de aferição arterial, glicemia e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite.