×

Penedo

Grupo Ceral estuda instalação de parque industrial em Penedo, com investimento de R$ 100 milhões

Reunião entre industriais e Executivo aconteceu nesta quarta-feira (23), na sede do poder

A primeira linha de produção deve ofertar 150 empregos diretos, com investimento em torno de R$ 100 milhões para a montagem do parque industrial, já definido para o Nordeste, no plano de expansão. A unidade sede se encontra em pleno funcionamento desde 1996, no município de Cordeirópolis/SP, cidade com pouco mais de 15 mil habitantes. Um importante pólo cerâmico do Brasil.

E neste plano de abertura de uma filial do Grupo Ceral Pisos e Revestimentos, empresa que atua no mercado cerâmico, o município de Penedo pode se tonar o escolhido, diante da estrutura ofertada, como o gás natural e a matéria prima de qualidade encontrada em abundância na região, a ‘argila’.

O primeiro contato entre a direção da empresa já havia ocorrido por telefone e e-mails. E nesta quarta-feira (23), na sede da prefeitura de Penedo, o vice, Ronaldo Lopes (PMDB), recepcionou os industriais em uma reunião que durou pouco mais de 2hrs.

“O nosso projeto de expansão incluiu o Nordeste, tudo já foi definido. Estamos agora procurando e estudando a cidade. Queremos um local que possua gás natural e jazidas de argila de boa qualidade. Não adianta instalar uma indústria que tenhamos que transportar a matéria prima por mais de 200 quilômetros. Desta forma, o produto final pode ficar mais caro”, pontuou o diretor do Grupo Ceral, José Ramos Filho.

O diretor de Projetos e Tecnologia da Informação, Waldir Júnior, fez uma observação com relação a Porto Belo que está se instalando em Marechal Deodoro e vai extrair a argila para a sua produção de uma jazida na região do Alecrim, zona rural de Igreja Nova.

“Queremos expandir para o Nordeste, diminuir os impostos e o frete. Então, buscamos uma cidade que possua estrutura, o gás natural e a matéria prima. De que adianta instalar em Maceió, e buscar a argila em Penedo. Se a cidade nos oferecer o que buscamos, evidente que iremos estudar a implantação”, expôs.

Enquanto acontecia a reunião no gabinete do prefeito, que está em viagem de negócios, sendo representando pelo vice, o diretor Industrial do grupo conhecia as áreas de extração de argila da região. Ocasião que esteve em um ponto pertencente a uma indústria que retira da zona rural de Igreja Nova e a transporta para Recife.

Apoio da cidade escolhida

O Grupo Ceral Pisos e Revestimentos vai precisar de 25 mil metros quadrados para instalação do parque industrial e total apoio da administração da cidade que for a escolhida. “Vamos estudar a região, a argila encontrada e se Penedo for a escolhida, iremos precisar de total apoio para os tramites legais e a retirada da licença ambiental para a extração da matéria prima. Também da indicação de um geólogo que nos auxilie nos estudos da área”, concluiu o diretor de Projetos e Tecnologia da Informação, Waldir Júnior.

Após a reunião, todos se dirigiram até a área já adquirida, do Distrito Industrial Dr. Roberto da Silva Peixoto, que fica localizado no distrito de Itaporanga, sendo guiados pelo vice prefeito e engenheiro, Ronaldo Lopes (PMDB).

“Tudo que o grupo procura, o nosso município dispõe. A área desejada, podemos disponibilizar de imediato. Existem vias para escoamento da produção e todo o suporte e a infraestrutura, vamos fornecer. O gás natural, a Algás se compromete em levar até a indústria. A matéria prima, a nossa região é rica. Então, tudo o que o Grupo Ceral procura, possuímos,” garantiu Lopes durante reconhecimento da área na zona rural de Penedo.

Participaram da reunião, o vice-prefeito, Ronaldo Lopes (PMDB), os diretores do Grupo Ceral Pisos e Revestimentos, Waldir Júnior e José Ramos Filho. Além do diretor de Relações com o Mercado da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Sávio Carnaúba, secretários municipais e vereadores.