×

Negócios/Economia

Grupo alagoano se reúne com representantes do governo espanhol

Uma comitiva alagoana se reuniu, nesta quarta-feira (12), com representantes do governo espanhol para conhecer as políticas públicas e programas existentes no País com foco no fortalecimento da cadeia produtiva de ovinocaprinocultura e pecuária de corte e de leite. A comitiva, formada por produtores, técnicos e representantes do Governo do Estado e de instituições parceiras do setor, embarcou na terça-feira (12), com o objetivo de conhecer experiências bem sucedidas e trazer inovação para Alagoas.

“O encontro com o Conselho de Agricultura e Meio Ambiente da Extremadura, da Merida, Espanha, foi o início de laços de parcerias técnicas e comerciais entre Extremadura e Alagoas para o desenvolvimento rural e da ovinocaprinocultura. E será assim nos próximos dias. Estamos atentos a cada detalhe, cada visita, para copiarmos o que há de melhor na Espanha e aplicar o que for possível em Alagoas. A ideia é busca do fortalecimento destas duas cadeias produtivas, desde os processos de reprodução animal e pesquisas a inovações no desenvolvimento de derivados, por exemplo”, destacou o secretário-adjunto da Seagri, Carlos Henrique Soares.

A missão faz parte da parceria da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid) com o Governo do Estado, iniciada em 2007, quando a Aecid passou a atuar em Alagoas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das populações mais carentes dedicadas aos setores agropecuário, pesqueiro e aquícola do Estado.

“O grande pensamento do Governo do Estado é conhecer experiências exitosas e seguir exemplos que trouxeram bons resultados em outras partes do Brasil e do mundo”, destacou o superintendente da Agricultura Familiar da Seagri, Luciano Barros.

Na Espanha, eles estão conhecendo centros de produção de ovinos de leite, indústrias de queijo, queijarias de cabra e leite de ovelha, centros de pesquisa e de reprodução, entre outros locais.

A missão segue até 21 de junho. Na comitiva, estão o secretário-adjunto de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, Carlos Henrique Soares; o superintendente da Agricultura Familiar da Seagri, Luciano Barros; e representantes do Sebrae Alagoas, do Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), da Coopasil, Codevasf, Ufal, Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas/Indústria (Montone), e do Ministério da Integração Nacional.