×

Alagoas

Gripe A: número de casos confirmados em AL sobe para 19

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirma, que até o momento, Alagoas registra 19 casos de gripe A. De acordo com informações do boletim da influenza A (H1N1), de 16 julho até 19 de agosto, foram notificados 44 casos de Síndrome Respiratória Aguda grave (SRAG). Nesse período, foram confirmados sete casos de gripe A, dois de gripe comum, quatro negativos, sendo um descartado por vínculo epidemiológico e 31 permanecem em investigação.

Dos casos confirmados no período de 16 de julho a 19 de agosto, três residem em Maceió, um em Penedo, um em São Paulo e dois de Belo Horizonte. Com relação ao sexo, 60% são do sexo masculino e 40 são do sexo feminino. De acordo com novo Protocolo de Manejo Clínico e de Vigilância Epidemiológica da Influenza A ( H1N1), do dia 16 de julho o Ministério da Saúde passou a dar prioridade a notificação, investigação, diagnóstico laboratorial e tratamento dos casos com síndrome respiratória aguda grave, que são pessoas que apresentam fatores de risco para a complicação pela doença, como: menores de dois anos e maiores de 60 anos de idade, gestantes, portadores de doenças crônicas, imunodeprimidos e obesidade mórbida.

A partir desta data, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) passou a divulgar apenas os casos notificados da síndrome, com o objetivo de adequar as informações do Estado aos critérios de notificação do protocolo. O indivíduo de qualquer idade com doença respiratória aguda caracterizada por febre superior a 38º C, tosse, falta de ar, acompanhado ou não de dor de garganta ou manifestações grastrointestinais deve ser encaminhado para os hospitais de referências.

A Sesau informa, ainda, que Alagoas já recebeu 250 caixas de oseltamivir, contendo dez comprimidos, enviadas pelo Ministério da Saúde para o tratamento da gripe A, em Alagoas. A medicação será distribuída aos hospitais públicos e privados de referência, os ambulatórios 24 horas e aos cinco postos de saúde de Maceió. O Cievs disponibilizou um telefone gratuito (0800-2845415) e 3315-2059 para atender qualquer caso considerado suspeito no Estado. Das 20h até às 8h da manhã, o telefone do Cievs que deve ser acionado é o 8882-9752.