×

Sergipe

Greve dos professores de Neópolis-SE entra na 4ª semana

Categoria reúne-se em assembleia nesta terça, 30

A greve dos professores da rede municipal de Educação de Neópolis-SE entra na quarta semana sem definição quanto às reivindicações da categoria que realiza assembleia geral nesta terça-feira, 30. A reunião está marcada para as 15 horas na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Sergipe (Sintese) instalada no município ribeirinho.

De acordo com participantes do movimento que tem 100% de adesão nas vinte unidades de ensino mantidas pela administração municipal, o prefeito Marcelo Guedes encaminhou para a Câmara de Vereadores uma proposta que reduz o piso salarial dos educadores. Além de retirar a gratificação para os docentes que lecionam em escolas situadas na zona rural, o percentual relativo à regência de classe (para professores que atuam nas salas de aula) sofre redução de 17%, caindo dos atuais 25% para 8%.

Esses pontos do projeto de lei enviado pelo Executivo municipal foram vetados por unanimidade pelos parlamentares que aprovaram os demais itens da proposta durante votação realizada na sessão de terça-feira passada, 23. A categoria admite ficar sem o adicional de interiorização, desde que a regência de classe fique em pelo menos 15%.

De acordo com os professores de Neópolis, o município ribeirinho é um dos poucos em Sergipe que ainda não integralizaram o piso salarial para o docente, conquista que é apontada como grande incentivo, principalmente para os profissionais que estão em início de carreira. Além disso, a prefeitura paga o pior salário do Estado, segundo o núcleo do Sintese que aponta problemas na estrutura das unidades de ensino, na merenda escolar e também nas condições do veículos que fazem o transporte escolar.