×

Alagoas

Greve: Bancários de Alagoas realizam assembleia nesta quinta-feira, 29

90% dos bancos oficiais estão parados

O Sindicato dos Bancários de Alagoas realiza assembleia geral nesta quinta-feira, 29, a partir das 17h, na sede da entidade, para avaliar os primeiros dias de paralisação no Estado. Segundo o sindicato, a greve já ultrapassou 90% nos bancos públicos (BB, Caixa e BNB). Quanto aos bancos particulares, a greve teria atingido 65% das agências, segundo levantamento da categoria.

Ainda segundo o sindicato, a assembleia de hoje é uma orientação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), que coordena o Comando Nacional dos Bancários. Reuniões semelhantes acontecerão em outros estados, hoje e amanhã, com o objetivo de preparar a categoria para a próxima semana de paralisação.

Ontem, no segundo dia da greve nacional, o número de agências bancárias e centros administrativos parados subiu para 6.248 em 25 estados e no Distrito Federal. São 2.057 unidades fechadas a mais do que no primeiro dia de greve, quando foram paralisadas 4.191 unidades, de acordo com o balanço feito pela Contraf-CUT.

Os bancários entraram em greve por tempo indeterminado após a quinta rodada de negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), ocorrida no dia 23, em São Paulo, quando foi recusada pelos trabalhadores a proposta de reajuste de 8% sobre os salários. Os bancários reivindicam reajuste de 12,8% (5% de aumento real), valorização do piso, maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR), mais contratações, fim da rotatividade, melhoria do atendimento aos clientes, fim das metas abusivas e do assédio moral, mais segurança e igualdade de oportunidades.

BB

Devido ao pagamento dos servidores públicos municipais, a Secretaria de Finanças anunciou que o Banco do Brasil aumentará, a partir desta sexta-feira, 30, o limite de saque nos terminais eletrônicos. O servidores públicos poderão sacar até R$ 2 mil nos caixas eletrônicos.