Léo Moura e Douglas travaram um grande duelo
O rerencontro do técnico flamenguista Silas com o seu ex-clube, não foi dos melhores para os gremistas. Jogando no estádio Olímpico, diante de sua torcida, o Grêmio esteve por duas vezes à frente no marcador, mas ao final, cedeu o empate e a partida acabou empateada em 2 x 2.
O JOGO
Um jogo movimentado, mas de fraco nível técnico foi o que se viu no primeiro tempo, apesar dos dois gols marcados. O Grêmio começou tomando iniciativa e abriu o placar logo aos sete minutos. Após bobeada do meio de campo rubro-negro, Souza encontrou Douglas no mano a mano com Ronaldo Angelim. O zagueiro escorregou e facilitou a vida do meia, que avançou à área e concluiu na má saída de Marcelo Lomba: 1 a 0 Grêmio.
Depois do gol, o Tricolor recuou e deu campo ao adversário na tentativa de partir nos contra-ataques, mas se atrapalhava na saída do campo de defesa. O Rubro-Negro, por sua vez, mesmo com mais posse de bola, errava muitos passes e esbarrava na forte marcação na entrada da área gremista. Pela lateral esquerda, as chances de jogadas eram nulas, tamanha a falta de categoria de Rodrigo Alvim. Foi preciso uma jogada individual pelo outro lado, com Léo Moura, para que o Fla chegasse ao empate. O capitão passou pelo marcador e cruzou na medida para Kleberson escorar: 1 a 1.
Na tentativa de voltar a ficar à frente no placar, o Grêmio ensaiou uma pressão após o gol sofrido e desperdiçou uma grande chance,com Souza, aos 36. Marcelo Lomba fez grande defesa. Mas o Flamengo também teve oportunidade clara de ampliar, mas Diogo, de frente para a meta, foi travado por Rarfael Marques.
Defesa rubro-negra volta a falhar
Cansado, Kleberson deu lugar a Maldonado na virada para o segundo tempo. Também para poupar o zagueiro Ronaldo Angelim, Silas colocou Jean em campo. No time da casa, Renato Gaúcho promoveu a entrada de Lucas no lugar de Fábio Santos.
Como no início do primeiro tempo, o Grêmio voltou buscando mais o ataque e, outra vez, chegou ao gol antes dos dez minutos. Cobrança de escanteio da direita e mais uma vez a defesa rubro-negra falhou. Após desvio no primeiro pau, Jonas desviou com o pé esquerdo para o fundo da rede: 12º gol do artilheiro do Brasileirão.
O Flamengo acusou o golpe, e o Grêmio continuou melhor. Os visitantes só conseguiriam assustar aos 17 minutos, em boa jogada individual de Diogo, que bateu à esquerda da meta. O time da Gávea acordou e ficou muito perto de empatar aos 21. Cobrança de falta na área e David cabeceou na trave. A bola, que entraria, ainda bateu em Victor antes de sair.
Com o Fla se arriscando mais, o Grêmio apostou nos contra-ataques e também ficou muito, mas muito próximo de ampliar, e por duas vezes em menos de cinco minutos. Primeiro com Jonas, que tocou por cima de Lomba e viu Maldonado salvar em cima da linha, e, em seguida, com André Lima, que escorou cruzamento para grande defesa do arqueiro rubro-negro.
E se o Tricolor tem Jonas, que seguiu infernizando a defesa adversária , o Flamengo tem Léo Moura. Em noite inspirada, o lateral deu lindo lançamento para Petkovic, que entrou na cara do gol, passou por Victor e tocou para deixar tudo igual, aos 41 minutos.
Ficha Técnica
GRÊMIO 2 X 2 FLAMENGO
Estádio: Olímpico, Porto Alegre (RS)
Data/hora: 22/9/2010 – 22:00 (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa – DF)
Auxiliares: Enio Ferreia de Carvalho (DF) e Kleber Lucio Gil(SC)
Cartões amarelos: Rafael Marques (Grêmio); Devid, Léo Moura (Flamengo)
Público pagante: 21.898
Renda: 310.953
GOLS: Douglas, 7’/1ºT (1-0); Kleberson, 33’/2ºT (1-1); Jonas (2-1); Petkovic, 41’/2ºT (2-2)
GRÊMIO: Victor; Gabriel, Vilson, Rafael Marques e Fábio Santos (Lucio, intervalo); Ferdinando (Roberson, 7’/2ºT), Adilson, Souza (Fernando, 17’/2ºT) e Douglas; Jonas e André Lima. Técnico: Renato Gaúcho.
FLAMENGO: Marcelo Lomba, Léo Moura, David, Ronaldo Angelim (Jean, intervalo) e Rodrigo Alvim (Petkovic, 22’/2ºT); Toró, Correa, Kleberson (Maldonado, intervalo), Willians e Renato; Diogo e Deivid. Técnico: Silas.
