André Lima comemora com Jonas a boa vitória gremista
Jogando no estádio Brinco de Ouro, em Campinas, como se estivesse em casa, o Grêmio venceu o Guarani por 3 a 0 na tarde deste domingo chegando aos 60 pontos e mantendo a quarta colocação na tabela do Brasileirão.
Os gols da vitória tricolor foram marcados por André Lima, Jonas e Diego Clementino.
Primeiro tempo:
A presença de mais de 3 mil gremistas no estádio Brinco de Ouro dava a real dimensão da importância da partida para o Tricolor. Uma vitória sobre o Guarani era imprescindível para as pretensões do Tricolor de manter-se no G4.
O Guarani, por sua vez, entrava em campo no desespero, lutando contra o rebaixamento.
As duas equipes ainda se estudavam dentro de campo quando Mário Fernandes, que estava retornando ao time, sentiu uma lesão no tornozelo e teve que deixar o gramado na maca para entrada de Ferdinando. Eram 11 minutos.
A modificação não trouxe prejuízos para o Tricolor, que tratou de fazer prevalecer sua superioridade técnica.
Com domínio das ações, o Grêmio não conseguia transformar em gol essa superioridade. Felizmente, as jogadas de bola parada sempre foram uma arma da equipe e foi assim que surgiu o primeiro gol gremista aos 23 minutos.
Falta na intermediária, pela esquerda. Fábio Rochemback bateu forte, em direção ao gol. André Lima entrou em velocidade e desviou de cabeça, na entrada da pequena área. Grêmio 1 a 0!
Festa da galera gremista em Campinas e em todo o Brasil!
O Guarani tentou responder imediatamente: em duas cobranças de escanteio, aos 25 e 27 minutos, Baiano quase fez gol olímpico. Na primeira, Victor defendeu. Na segunda, a bola bateu no travessão.
O Bugre cresceu e o Grêmio diminuiu o ritmo. O sol forte e o calor começaram a influenciar dentro de campo.
Aos 36 minutos, Apodi arriscou de fora da área, mas Victor fez grande defesa mandando pra escanteio. Na cobrança, Mazola quase empatou para o Guarani.
Bem postado atrás, o Tricolor conseguiu segurar a reação campineira terminando o primeiro com uma vantagem fundamental.
Segundo tempo:
A partida recomeçou com o Guarani desesperado em busca do empate e a fuga do rebaixamento.
Ainda que com pouca qualidade, os donos da casa passaram a dominar a partida levando perigo ao gol de Victor.
Em contrapartida, o Grêmio procurava aproveitar os espaços deixados pelo Guarani levando muito perigo nos contra-ataques. Foi assim que Jonas quase ampliou em duas oportunidades:
Aos 11 minutos ele acertou a trave. Aos 13 ele perdeu cara a cara com o goleiro que fez a defesa salvando o Guarani.
Na pressão do Guarani, Victor passou a ser o grande nome do Tricolor. Aos 19 minutos, ele salvou com os pés aquele que seria o gol de empate marcado pelo atacante Douglas.
Aos 23, Renato fez a mudança que mudaria a cara do jogo: Diego Clementino no lugar de André Lima. A estrela do talismã não demoraria muito tempo para brilhar.
Aos 28, depois do Grêmio perder mais uma vez a chance de matar a partida, Victor fez uma defesa sensacional em cobrança de falta de Baiano. Bola no ângulo que o goleiro gremista foi buscar.
Cinco minutos depois, Diego Clementino em velocidade entrou na área e foi derrubado. Penalidade máxima marcada pelo árbitro! Jonas cobrou no canto tirando o goleiro da foto! Grêmio 2 a 0!! Gol de número 22 de Jonas no Campeonato, o goleador isolado da competição.
Mais aliviado e com a torcida cantando como se estivesse no Olímpico, o Tricolor chegou ao terceiro gol para definitivamente rebaixar o Guarani para a segunda divisão: Jonas deu o passe e deixou Diego Clementino livre, ele invadiu a área e deslocou na saída do goleiro! Grêmio 3 a 0, em Campinas!
Uma grande vitória gremista, fundamental para se manter na quarta posição do Brasileirão.
A delegação retorna para Porto Alegre nesta segunda-feira, com chegada prevista para às 13h30. No próximo domingo, o Tricolor decide a posição contra o Botafogo, no Olímpico.
